Notícias

PAPIRO 3.0: Webdocs como narrativas jornalísticas para diferentes editorias

Categoria:

Papiro 3.0

0

Ao longo do semestre, os estudantes sugeriram temas do cotidiano que depois ganharam forma em roteiros

Os alunos da disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso prepararam, como parte da Verificação Final – VF, mini documentários para a web, com o objetivo de fazer narrativas diferenciadas em torno de temas variados. Explicando melhor: ao longo do semestre eles escolheram pautas para as mais diferentes editorias. Cada um ficou com um tema e fez uma reportagem para o jornal Papiro.

O mesmo tema, ou um viés diferente do mesmo tema, foi transformado em roteiro de webdocs e, em seguida, deu vida às narrativas com imagens, sons, legendas e personagens. Todos eles postaram no Youtube e o material pode ser conferido aqui, no portal Quinto Andar.

Alternativas ao táxi – O webdoc trata dos aplicativos de transporte mais usados atualmente, que representam alternativa de custo e benefício para quem antes tinha que recorrer ao táxi. A concorrência faz com que os aplicativos busquem oferecer o melhor, o que é mais vantajoso ainda para os usuários. Este trabalho foca foco nas vantagens do Uber e do 99 pop, tanto para o motorista, quanto para o cliente.

Alexia Marinho
5º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Sem remédios – O webdoc produzido relata a vida do paciente André Cavalcante. Ele fala como convive com a doença desde que se descobriu diabético, na adolescência, até hoje, na sua juventude. Narra ainda como foi o processo para se acostumar com o novo estilo de vida, que precisa de cuidados especiais. Ele explica, inclusive, como é feita a aplicação de insulina e o uso dos medicamentos que precisa, além da dificuldade, quase todos os meses, para conseguir receber os remédios.

David Moura
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Novas barbearias – O crescimento do ramo de barbearias é o tema deste webdoc. A vaidade masculina, aliás, esta alta. Um dono de barbearia, um cabelereiro e um cliente falam sobre os diferenciais de decoração, técnicas, profissionais e produto, assim como do fato que esses ambientes proporcionam encontro entre amigos. Esses ambientes têm até serviços extras como bar, sinuca e televisões para transmissão de esportes.

Gerliane Viana
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Adrenalina – ”Você conhece o Wakeboard? Se não, o atleta profissional de Wakeboard, Italo Alves, mostra na prática, nesse webdoc, como a modalidade acontece. Ele fala ainda contou sobre o esporte, como se dá o treino, as vertentes dessa modalidade e outros detalhes importantes para quem deseja iniciar essa atividade.

Iago Monteiro
7º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Memórias sobre a AIDS – O webdoc “Passado Presente” reúne depoimentos de pessoas que viveram direta e indiretamente a crise de AIDS dos anos 1980. Levanta questões como a participação de mulheres lésbicas durante o período, e a solidão daqueles que perderam conhecidos para a doença. O vídeo tem como objetivo a preservação de uma história que às vezes parece esquecida.

Leonardo Costa
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

20 anos de história – Quem passa pela ponte José Martins Rodrigues, mais conhecida como ponte da Barra do Ceará, não imagina o tanto de história que tem por trás das pilastras de concreto. Ela está localizada no encontro do rio com o mar e sua construção trouxe inúmeros questionamentos dos moradores e nativos da região. Neste webdoc vamos conhecer um pouco mais da história da ponte e seus impactos no bairro pelo ponto de vista dos moradores Alberto de Souza e Davi da Pompeia.

Lya Cardoso
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Além das digitais – Aos 71 anos de idade, a professora Maria Liza opta por exercer o seu direito de votar – já que a partir dos 70 anos é facultativo – e gosta de expor sua opinião. Ela fala com vê a mudança no processo eleitoral, e avalia a segurança do novo procedimento adotado para as próximas eleições. Ela explica também porque quer continuar escolhendo seus representantes.

Mirla Nobre
6º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

DRAG: meu outro eu – A arte Drag Queen nos últimos anos ganhou mais força. Graças ao aumento da visibilidade da comunidade LGBTT e ao incentivo de um reality show, o RuPaul Drag Race, tornou-se comum sair para baladas e se deparar com drags de todos tipos, jeitos e personalidades. Neste webdoc vamos conhecer um pouco mais desse universo tão rico de diversidade. Pelo ponto de vista de Key Jenner, vamos descobrir algumas curiosidades e desafios enfrentados por esses artistas.

Pedro Saraiva
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Uma bola oval – Em crescente popularidade no país, o futebol americano vem ganhando espaço no coração dos brasileiros. Este webdocumentário mostra a visão, experiência e o gosto de dois torcedores com o esporte, mostrando que ele é muito mais que uma batalha entre gigantes. Pela fala deles, é possível perceber como essa modalidade vem encantando os torcedores.

Rodrigo Garcia
6º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Não ao racismo – O webdoc conta a história do estudante Carlos Henrique, de 21 anos. No vídeo ele compartilha um pouco de sua trajetória desde a infância até a fase adulta. O estudante detalha momentos em que sofreu com o preconceito racial, como conseguiu lidar com isso e deixa uma mensagem para os que enfrentam o racismo diariamente. É uma narrativa que denuncia o preconceito e faz um alerta para os traumas que causa.

Vitória Martha
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Reciclando moda – Os brechós vêm ganhando força por oferecer e valorizar visuais despojados e autênticos, além de estimular o reaproveitamento dessas roupas por preço menor de mercado. Estewebdoc é sobre o negócio em brechó com direcionamento vintage e utilização de upcycling, que é o processo de transformar roupas inutilizáveis em novas peças de maior uso e qualidade.

Virna Magalhães
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

O medo de cada dia – Medo é coisa séria e, em muitos casos, passa a ser patológico. Quem o sente pode ter manifestações de sintomas físicos, que vão desde a sensação de estar tenso e sem concentração, até calafrios, suor excessivo, insônia, incontinência urinária, palpitações, dentre outros. Há pessoas que conseguem conviver com a fobia, como Ariadne Oliveira, 28, cabeleireira. Mas tem quem consiga superar o problema de forma surpreendente, como Chico Costa, 48, Gerente de Tecnologia da Informação.

Ana Cláudia Moura
6º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Feminismo no marketing digital – Um olhar sobre o feminismo dentro de uma agência de comunicação digital em Fortaleza, a partir da narrativa de Beatriz Okubo, analista de marketing e gerente de performance. A ideia deste webdoc é refletir como o empoderamento feminino influencia o âmbito profissional além do pessoal no mercado de comunicação.

Ana Lia Malveira
5º semestre
Imagem de Amostra do You Tube

A rua como casa – Gonga, um dos milhares de moradores de rua de Fortaleza narra a sua história desde antes de passar a dormir sob o relento. Ele trabalhou desde os 10 anos de idade com o seu pai e a família. Após o falecimento dos pais, sua vida desandou. Chegou a constituir família, com mulher e filhos. Mas com o alcoolismo, sua vida ficou desregrada. Passou a ser violento em casa, separou da mulher e, com o tempo, acabou indo parar nas ruas, onde está até hoje.

Ariella de Sá
6º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Luta feminina – Este webdoc narra as lutas e os conflitos de um coletivo chamado Floriferia, que atua na periferia do bairro Jangurussu, em Fortaleza, Ceará. Uma das líderes explica o que as mulheres fazem em busca de uma justiça que, nos tempos atuais, ainda está suprimida para algumas. Essa luta deve ser encarada por todas as mulheres: negras, brancas, amarelas ou pardas.

Bianca Kethulen
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Despedidas – Enterrar um amigo, um ente querido, ou um familiar. Um medo que passa pela cabeça de todos. Ninguém quer se despedir de alguém que ama. No webdoc é mostrada a história de Bruna Pereira, uma jovem mãe que perdeu seu primeiro filho e, em 2017, enfrentou o primeiro dia de finados. As causas, as lembranças, o que ficou, tudo isso é abordado no webdoc.

Bruno Silva
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Machismo e futebol – Recentemente, as autoridades da Arábia Saudita anunciaram que, em 2018, as mulheres poderão frequentar estádio em seu país. No Brasil, mulher na arquibancada é algo cada vez mais comum. Este webdoc mostra que, assim como a presença da mulher, há também a presença do machismo, que vem sendo cada vez mais combatido e derrotado pelas mulheres que pouco a pouco tomam o seu espaço nas arquibancadas.

Iara Castro
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Jovens e política – Escândalos, máquinas burocráticas emperradas, partidos sem identificação popular são alguns dos fatores que afastam os jovens do processo político. Tendo em vista este cenário, este webdoc busca saber da juventude digital, nascida totalmente integrada à tecnologia e à necessidade de informação rápida, o que sabe sobre política e sobre a importância de seu envolvimento e compreensão sobre ela.

Janaína Ramos – 8º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Sobre a fé
– Hebreus 11 é um capítulo da Bíblia dedicado especialmente à fé, a homens e mulheres que decidiram ser guiados por ela. Como um símbolo de parte da história da humanidade, a fé se apresenta de diferentes formas em diversas culturas. O Ceará é marcado pelo cristianismo, e a crença cristã constrói muito da personalidade do seu povo.

Jeane Chaves
5º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Impasse das Zeis – Instituída pelo Plano Diretor de 2009, as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) são consideradas pelo Estatuto da Cidade como instrumento de política urbana. Esse zoneamento permite classificar e planejar políticas de moradia e urbanização para comunidades da periferia e assentamentos precários. Mas essa política está sem regulamentação, o que faz com que os moradores dessas áreas convivam com problemas de falta de moradia digna e especulação imobiliária.

Jonathan Silva
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Tradição valorizada – Algumas mulheres tiveram oportunidade de aprender a arte do bordado com seus familiares e durante muito tempo foi assim, até que a arte ficou esquecida por um tempo. Nos últimos anos, o bordado voltou com novas técnicas. Escolas foram abertas e mulheres que não tiveram oportunidade de aprender com suas mães, ou alguém próximo, passam a aprender a arte. As experiências divididas em aula trazem alegrias e novas amizades.

Lisandra Silva
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Foco no digital – No ano de 2016, o número de e-commerce cresceu 31% no Ceará, o que mostra como os empreendedores estão aproveitando as oportunidades desse segmento. Muitos desses empreendedores são jovens. Um deles, João Lucas Viana, 24, explica como transformou sua página no Facebook em loja virtual e quais foram as suas motivações. Ele fala das expectativas para o próximo ano, e aponta os motivos para manter seu foco apenas no digital. Para ele, o e-commerce é o futuro.

Marcela Benevides
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Paratleta de ouro – Jefferson é um paratleta de 25 anos, natural de Pindoretama. Deficiente dos dois membros inferiores, ele possui vários títulos em lançamento de dardo e disco. Para conquistar medalhas e obter boa colocação no ranking mundial da categoria, ele enfrenta uma rotina intensa de treinos. Em outubro, ele foi medalha de ouro na final do Circuito Loterias Caixa Brasil, o Centro Olímpico de São Paulo. Acompanhe um dia da rotina desses treinamentos.

Talita Chaves
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.