PAPIRO 3.0: Sete olhares que trazem a cidade para perto do jornalismo

Os alunos desenvolveram webdocs a partir das temáticas das reportagens escritas para o jornal Papiro

Como atividade prática da disciplina Projeto Integrado de Jornalismo Impresso, do semestre 2017.1 são abordadas histórias com o olhar convergente, dentro da linguagem jornalística, como aprender a jogar tênis, reciclagem de materiais para fazer arte, andanças e poesia no Parque do Cocó, as tendências do upcycling com Alexandre Herchcovitch, a nova profissão de Pet Sitter e o afeto com os animais, a reclamação dos ambulantes no entorno do Centro Cultural Dragão do Mar e uma linha do tempo com as conquistas das mulheres no Brasil e no mundo.

Esporte – O tênis ganhou popularidade no Brasil entre 2000 e 2001, após o tenista brasileiro Gustavo Kuerten, mais conhecido como Guga, vencer o torneio de Rolland Garros e ganhar seu espaço no coração dos brasileiros. De origem inglesa, o esporte conquistou seu público no Brasil. O professor Adalberto Cartaxo, conhecido como Mamão,  descreve, neste webdoc,  a inicialização no jogo de tênis e, com ajuda de um monitor, Daniel Gadelha, faz demonstrações de jogadas em quadra.

Carina Barreira
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Destino Sustentável – O webdoc traz entrevista com a artista e microempresária Bruna Queiroz. Ela trabalha criando objetos decorativos a partir de materiais que não têm mais utilidade e que virariam lixo.  Ela explica como é o processo de coleta dos objetos que utiliza para fabricar suas peças, fala sobre a organização do seu trabalho, como ele é reconhecido e também comenta como a reutilização de materiais é importante para o meio ambiente. O objetivo é dar visibilidade às atividades artísticas envolvendo o reuso de utensílios domésticos.

Diogo Vieira
4º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Curso da vida – A vida pode ser mais que um ciclo de auto sabotagens. Há quem diga que é preciso se entorpecer para aguentar cada dia. Aos poucos, o tempo faz o seu trabalho: depois do desabrochar, só nos resta a ruína? O tempo não pode nos ser devolvido ou comprado. Dúvida implacável: nossas escolhas são significativas? Qualquer que seja a resposta, o curso se mantém em movimento. E nós também. Este webdoc traz essa reflexão em andanças pelo parque do Cocó.

Guilherme Magalhães
4º Semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Upcycling – Alexandre Herchcovitch começou a costurar ainda adolescente, sob a influência da sua mãe. Ele se graduou em Design de Moda em 1993 e, ao mesmo tempo, começou a elaborar peças para alternativos da noite paulistana. São mais de 20 anos de carreira, desfiles nacionais e internacionais, publicação de livro, parceria com outras marcas etc. O designer de moda marcou presença na 18ª edição do Dragão Fashion, em maio de 2017, debatendo sobre sua trajetória, upcycling, design e criatividade.

Isabelle Lima
7º Semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Bem-estar animal – A profissão de Pet Sitter (que traduzido do inglês quer dizer babá de animal) surge no mercado com o sentido de dar suporte aos donos de animais de estimação.  Com uma cartela recheada de serviços inovadores que fazem jus ao título da profissão, esses profissionais ganham espaço nas vidas dos pets, que precisam de companhia quando seus tutores necessitam se ausentar. O webdoc mostra essa nova tendência de cuidados com afeto.

Ivina Rocha
6º semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Visão ambulante – Este webdoc foi produzido com o intuito de mostrar a visão que o ambulante tem sobre o trabalho no entorno do Centro Cultural Dragão do mar. Tanto sobre a segurança do local, como também como espaço em que eles, a partir da renda, criaram suas famílias. Eles falam das dificuldades e das melhorias que poderiam ser feitas. E reclamam que a Prefeitura deveria ter um projeto para eles. A administração municipal não deu retorno até a edição deste webdoc.

Lívia Carneiro
5º Semestre

Imagem de Amostra do You Tube

Feminismo e conquistas – Uma breve cronologia dos principais fatos e personagens ligados à conquista dos direitos que marcaram o que antes era o sexo frágil é o tema deste webdoc. Uma linha do tempo mostra a constante luta que as mulheres traçaram em busca da sua igualdade e direitos. Foram intensas as campanhas e anos de reivindicações e discussões, em busca de provar o empoderamento e deixar uma marca na sociedade.

Willianna Barboza
4º Semestre