QUALIDADE DE VIDA: Na quarentena, exercício físico para manter a saúde

Como consequência da pandemia do coronavírus, autoridades decretaram medidas no sentido de evitar e diminuir a contaminação e as pessoas se isolaram em suas respectivas casas. Para não ficarem no sedentarismo, elas estão praticando atividades físicas dentro de suas próprias residências

O coronavírus surgiu e novas mudanças precisaram ser adotadas. O cuidado com saúde física e mental, porém, não pode ser deixado de lado. O primeiro caso de Covid-19 foi notificado no dia 17 de novembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. A quarentena foi uma estratégia criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter a proliferação do vírus. O mundo inteiro compactuou com essa medida e só ficaram em funcionamento serviços essenciais como farmácias, supermercados, bancos, hospitais, limpeza, segurança e postos de combustíveis.

As famílias tiveram que permanecer em suas casas até o vírus diminuir o contágio. Academias de ginástica, escolas, universidades e shopping centers foram fechadas com o objetivo de evitar aglomerações e não espalhar o vírus. Diante do fato de não poder mais ir a academias, clubes, fazer caminhadas, as pessoas sentiram a necessidade de praticar essa atividade em suas residências, como forma de manter a saúde em dia e não contribuir para a obesidade que fatalmente surgiria com o sedentarismo.

Diante da situação, os profissionais de educação física, principalmente os personal trainers e professores das mais diferentes práticas esportivas – que podem ser feitas em pequenos espaços das residências -, criaram por meio das mídias sociais, aulas de dança, musculação e de alongamento, direcionadas a cada parte do corpo, dependendo da necessidade e procura.

O profissional de educação física e a pandemia

O professor Danilo Marques, 30, graduado e pós-graduado em Educação Física, comenta que durante a epidemia está vendendo material esportivo, como equipamentos de Trx, equipamento para treinamento suspenso, onde é permitido fazer as flexões; Mini band, que são faixas elásticas que auxiliam na recuperação e tonificação das pernas; Thureband, tubos de látex usados para aumento de força motora e fortalecimento em longo prazo.

Danilo também é proprietário de uma loja de suplementos e afirma que na quarentena os produtos que estão sendo mais procurados são as vitaminas C, D, A, zinco e própolis. Ele dá aulas como personal trainer em academias de Fortaleza, mas parou de trabalhar no dia 18 de março. Neste período, ele orienta 50 alunos utilizando as redes sociais Instagram e WhatsApp.

Já Allison Juan, 35, com bacharelato e licenciatura em Educação Física, é professor em uma escolinha de voleibol para crianças e adultos, e também dá aulas de exercício funcional. Allison interrompeu as atividades em 17 de março. Ele está utilizando a ferramenta do WhatsApp para orientar entre 80 a 100 alunos da sua escolinha. “Sempre nas nossas mensagens por WhatsApp explicamos que, no momento em que estamos passando a atividade física é fundamental não somente para combater o Covid-19, mas também outros vírus, além do aumento de imunidade e do fortalecimento da estrutura do musculo esquelético”.

“Atividade física é fundamental não somente para combater o Covid-19, mas também outros vírus, e contribui para o aumento da imunidade e do fortalecimento da estrutura muscular” – Allison Juan

Allison Juan está utilizando a ferramenta do WhatsApp para orientar entre 80 a 100 alunos da sua escolinha (Foto: Arquivo Pessoal)

O estudante do 6º semestre de Educação Física, Falcão Neto, 24, trabalha em academia há cerca de um ano, e está orientando seus alunos por meio do aplicativo da academia. Quando questionado sobre o rendimento dos alunos nesse isolamento social, ele ressaltou que o rendimento não é o mesmo da academia, “porque em casa o aluno não tem os aparelhos para treinar em casa a intensidade e o peso são diferentes e necessitam de adaptação”.

“O rendimento não é o mesmo da academia de ginástica, pois em casa os alunos não têm os aparelhos para o treinamento” – Falcão Neto

Adaptação dos profissionais

Todas as profissões estão se reinventando nesse momento. A criatividade neste momento tem parcerias de peso: a internet e as redes sócias são ferramentas que mudam o perfil deste isolamento. Como o contato corpo a corpo está e deve ser evitado, o mundo virtual passa a ser íntimo dos lares mundiais.

A atividade física que é necessária para manter em dia a saúde, é agora também participativa no cotidiano de todos. Cada um faz a sua escolha: funcional, dança, corrida, alongamento dentre outros. Qualquer tipo de atividade nas redes está fácil e seguramente a mão de todos que buscam manter a saúde em dia, e da forma mais prática, seja através do celular, notebook, tablet etc. O importante é manter o corpo em atividade ao gosto de cada um.

Serviço:

Allisson Juan

Instagram: @alisson_ju4n

Cel: (85) 988064486

Danilo Marques

Instagram: @danilomarx_treinador

Cel: (85) 988244185

Falcão Neto

Instagram: @f.netao_23

Texto: Andrei Markus (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , ,