ESPECIAL ADRENALINA: histórias de superação e impacto do esporte

Série de reportagens de alunos da UNI7 da disciplina de Projeto em Mídias Convergentes convida leitores a relatos que contam o verdadeiro poder do esporte

Texto: Lívia Magalhães (5° semestre/UNI7)

Maria Clara Machado, sobrevivente de leucemia, em apresentação de ginástica rítmica / Imagem: Arquivo pessoal

Para finalizar a disciplina de Projeto em Mídias Convergentes, a turma de Comunicação Social do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) realiza o ESPECIAL ADRENALINA, conjunto de reportagens que trazem em si a essência do impacto do esporte.

No decorrer de 12 episódios, os graduandos Alexia Viana, Felipe Justa, Hugo Eduardo, Jasmim Callisto, Jefferson Valente, João Pedro Oliveira, Júnior Colucci, Leonardo França, Leonardo Neres, Lívia Magalhães, Mariana Freitas e Tayná Bayma exploram memórias de pessoas conectadas a diferentes faces do exercício físico quanto esporte.

Ao narrar situações intrigantes, ampliar conhecimentos acerca de diversas modalidades e inundar os conteúdos de inspiração, os autores provam o efeito positivo das práticas esportivas na vida de cada personagem.

MAIS QUE UM DESAFIO
Segundo o graduando que se desafiou a explorar uma história de superação no basquete, Leonardo Neres, do 6º semestre, “foi desafiador e ao mesmo tempo gratificante”. “Eu gosto de ser desafiado, e nessa cadeira consegui ver o porque eu gosto tanto do jornalismo. Muitas vezes só preciso escrever uma matéria para determinado assunto, nesse projeto precisei pensar além do óbvio e ter que me arriscar em outras mídias. Foi exaustivo, mas o resultado final é de orgulho”.

Autora da reportagem sobre futevôlei, Jasmim Callisto conta que “o projeto foi o último passo para fechar com chave de ouro tudo o que vivenciamos na disciplina desde seu início em fevereiro”. Jasmim revela que, para ela, o especial foi como um grande teste. “O projeto nos desafiou a testar nossos conhecimentos sobre a construção de notícias em um mundo cada vez mais digital. Acredito que vencemos o desafio”.

A disciplina de Projeto em Mídias Convergentes aborda a – já anunciada no nome – convergência de mídias, buscando um proveito da integração de novas ferramentas e possibilidades para o jornalismo. “O objetivo da atividade é proporcionar a aprendizagem de técnicas do jornalismo de convergência focando também em histórias inspiradoras, que fazem parte do universo comum de pessoas. A resposta dos alunos da disciplina foi muito positiva: as entregas foram ao encontro do que foi pensado nas pautas, antes da execução”, comenta a professora do curso de Comunicação Social da UNI7, Kelly Hekally, idealizadora do projeto.

O ESPECIAL ADRENALINA convida a enxergar por um novo ângulo a importância das práticas esportivas. As reportagens que integram o projeto mostram como o amor pelo esporte é capaz de gerar uma descarga de força na vida dessas pessoas, como adrenalina.

Confira as reportagens da série nos links abaixo:

Boxe: a luta milenar que contribui com a evolução interior

Canoagem: inclusão e visibilidade chamam atenção e quebram barreiras

Cestas na vida: arremessando sonhos e superando desafios

Corrida: como as corridas de rua podem mudar a vida de uma pessoa

Crossfit: atleta cearense vítima de violência é exemplo de superação

Futebol fora de campo: profissões movidas pelas paixões dos torcedores

Futevôlei: onda que agrega e muda vidas na terra do sol

Ginástica rítmica: encantamento e resiliência em forma de arte

Judô: o caminho suave da transformação na vida de crianças com deficiência visual

Mountain Bike: conheça a modalidade, através da história do cearense pioneiro da categoria no Estado

Retratos: surf sobre quatro rodas nos “mares de concreto” da avenida Beira Mar