Notícias

PAPIRO 3.0: Estudantes narram cotidiano com olhar aguçado

0

Contar histórias no formato do jornalismo oral é uma das vertentes da convergência, indicando uma renovação do rádio em tempos de internet

Foto abertura podcastOs alunos da Disciplina de Projeto Integrado de Jornalismo Impresso 2016.2 (manhã e noite) desenvolveram, como parte da prova de VF, podcasts a partir do conteúdo que eles escolheram como base de trabalho para o semestre. Para cada temática, um novo olhar, com o intuito de prender a atenção dos ouvintes.

Confira abaixo as novas narrativas que eles criaram.

O padroeiro que o Ceará precisa

No podcast “O padroeiro que o Ceará precisa” é narrada a relação do homem sertanejo com o protetor São José, que é parte da religiosidade e do imaginário popular de homens e mulheres que vivem no sertão e convivem com a seca. No interior do estado, é tradição esperar que o padroeiro envie chuva no mês de março, enquanto os populares “profetas da chuva”, entre a fé e o conhecimento da terra, preveem o clima através das observações da natureza. Músicas: Heraldo do Monte – Lágrima Nordestina; Comunidade Católica Shalom – São José.

Karol Saldanha – 4º semestre

 

Como se portar em entrevista para emprego

Já pensou em como se portar em alguma entrevista de emprego? Reunimos oito dicas, dadas pelo RH da empresa Capuchinopress, essenciais para você seguir e ter confiança na hora de ser entrevistado para o emprego que almeja.

Andreia Nogueira – 5º semestre

 

Fique por dentro

Com a Era Digital, nosso dia a dia se transformou e continua a se modificar. Uma das mudanças é no mercado de trabalho, que vem sofrendo adaptações ao longo dos anos em diversos fatores, inclusive perdendo profissões ou as substituindo. O Social Media é uma das funções que mais tem ganho espaço, e que apresenta como maior característica a multifuncionalidade do profissional.

Camilla Rodrigues – 4º semestre

 

Estiagem: dicas para reduzir consumo dágua

O estado do Ceará passa por uma das maiores secas de sua história. O quinto ano de estiagem obrigou as autoridades a buscarem alternativas. No dia 19 de setembro a tarifa de contingência sofreu um aumento de 10% para 20%, o que levou os fortalezenses a tomarem mais cuidado com as possíveis multas. Nesse podcast, você ouve algumas dicas para reduzir o seu consumo e consequentemente seus gastos.

Carlos Holanda – 4º semestre

 

CastEducação

O Cast Educação traz algumas dicas para quem é estudante e está em busca de bons resultados nos estudos. Através deste podcast você vai conhecer sete mitos e verdades que envolvem as práticas de estudo para entrar na universidade. Afinal, seja para algum vestibular, concurso ou o Enem, dicas e informações são sempre bem-vindas.

Danielber Noronha – 4° Semestre

 

Perspectivas

Este podcast tem como objetivo buscar perspectivas para compreender melhor os processos políticos e econômicos que nos rodeiam. Também procura uma abordagem diferente, de cunho social, a partir de uma visão da semiótica, e conta com a participação do professor Aldo Marcozzi, mestre em Linguística.

Davy Andrade – 4º semester

 

Olho no lance

Neste podcast, ouviremos a opinião de dois jornalistas esportivos a respeito das torcidas organizadas. Estes profissionais da comunicação trabalham com futebol há bastante tempo e, por conta disso, falam com propriedade sobre a importância das uniformizadas no esporte mais popular do Brasil.

Deusdedt Neto – 4º semestre

 

São Sebastião – O Soldado da Fé

Conheça a história de um dos personagens mais marcantes do cristianismo. De 1º Capitão da guarda pretoriana à mártir da fé. São Sebastião tornou-se um simbolo de luta e devoção após ser condenado a morte pelo imperador Diocleciano, por professar sua fé em Jesus Cristo.

Dyego Viana – 4º semestre

 

Enem adiado

Na primeira edição do Podcast Assunto em Pauta trazemos as últimas notícias sobre o adiamento do Enem 2016 para mais de 190 mil candidatos, com ênfase para a repercussão da decisão do MEC entre os candidatos. Decisão essa que foi tomada devido as ocupações de algumas instituições, em novembro. Ouvimos as opiniões de dois candidatos que realizaram o exame em novembro e como eles encararam o adiamento do Enem.

Erika Chagas – 4º semestre

 

Musculação x Crossfit

Em meio a tantas celebridades exibindo corpos esculturais e propagando a ideia, mesmo indiretamente, de que para ser aceito na sociedade é necessário obter tal corpo, as pessoas se sentem influenciadas e pressionadas. Com isso, buscam a musculação ou crossfit para atingir o objetivo. Entretanto, muitos acreditam que uma modalidade é melhor que a outra ou que traz mais benefícios. O educador físico Renato Lima explica a diferença e dá dicas.

Gabriel Rodrigues de Aquino – 4º semestre

 

Compras Virtuais

Muitos pecam por acreditar que comprar pela internet é a melhor opção hoje em dia. Em alguns sites, não confiáveis, a entrega do produto pode não ser feita. É essencial que haja uma pesquisa antes de fechar qualquer contrato ou pedido. Siga as instruções que o próprio PROCON dá aos iniciantes em comprar pela web, e evite dores de cabeça.

Igor Thawen – 4º semester

 

Tipos de Torcedor

Torcer é o verbo que mais traduz um sentimento, seja de amor ou ódio, que pode ser passado de geração em geração, por localidade, enfim tantos fatores. Nesse Podcast foram ilustrados alguns tipos de torcedores, desde o tio do radinho até o torcedor que se diz injustiçado pelo mundo.

Ítalo Falcão – 4º semestre

 

O sertanejo castigado

Neste podcast, história e poesia retratam o sofrimento histórico do homem do sertão.

“Eita,Nordeste da peste,
Mesmo com toda seca
Abandono e solidão,
Talvez pouca gente perceba
Que teu mapa aproximado
Tem forma de coração ”

Suelen Mendonça – 4º semestre

 

Mídias e Política

Paloma Negreiros – 4º semestre

 

Consequências da inflação nas compras

Com a crescente inflação, o consumidor se encontra em um quadro desfavorável ao mercado, onde gradualmente tem seu poder de compra diminuído. Com isso, cabe a ele elaborar estratégias para se adaptar à nova realidade.

Rodrigo Garcia – 4º semestre

 

Saúdepod: Mitos e verdades

Hoje em dia é comum ver pessoas procurando emagrecer. Muitas delas optam por dietas milagrosas, colocando a saúde em risco em busca do corpo perfeito. Assim, o SaúdePod desta semana fala sobre mitos e verdades do emagrecimento. Entrevistamos a nutricionista Juliana Limeira para esclarecer alguns mitos sobre o assunto.

Victor Mendes – 4º semestre

 

Resenha Mayara & Annabelle

A Grafic Novel Mayara & Annabelle, de Fortaleza, desde seu lançamento em 2014, já conquistou fãs pelo Brasil, foi vendida em várias feiras, incluindo as últimas Comic Con Experience, e também foi indicada a prêmios nacionais de quadrinhos. Recentemente foi concluído o terceiro volume da história. Este podcast é uma resenha da história, com ar de fantasia, passada na Terra do Sol.

Victoria Franco – 4º semestre

 

Dicas básicas de Inglês

Vai viajar para o exterior e ainda não está seguro com o inglês?

Neste podcast, contamos com a participação do professor Sávio Meireles, que fala um pouco sobre a preparação em relação ao idioma para quem vai embarcar se sentir mais tranquilo.

Jessyka Moura – 6º semestre

 

Responsabilidade Social

Neste podcast apresentamos o tema da Responsabilidade Social por meio de um bate papo com Juliana Costa e Camila Bartolomeu, duas amigas que há cinco anos desenvolvem um trabalho de amor ao próximo. Fundadoras do projeto Noite Solidária, os sábados dessa dupla são destinados a buscar pessoas carentes nas ruas de Fortaleza, amenizando a fome, o frio e a tristeza.

Juliane Cavalcante – 5º semestre

 

Comunicação para o desenvolvimento

O jornalista cearense José Paulo Araújo conta sua trajetória profissional e a vasta experiência adquirida nos 23 anos em que atuou como consultor do Unicef. José Paulo disseca o conceito de comunicação para o desenvolvimento, elucidando, por exemplo, as diferenças entre comunicação de massa e comunicação institucional.

Pedro Brito – 6º semestre

Tags: , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.