Notícias

Waze

2

Waze, opção de navegação útil e divertida para o seu smartphone
Hoje mais que ontem e amanhã mais do que hoje, os cidadãos do mundo todo podem contar com plataformas colaborativas, que estão disponíveis 24h, para proporcionar-nos maior comodidade. O Waze é a prova disso. Mas, afinal, o que é o Waze?

O Waze é um aplicativo disponibilizado para smartphones, com o objetivo de mapear o trânsito, mostrando possíveis congestionamentos, colisões, semáforos, radares, blitz e é possível até, mostrar a média de velocidade de determinadas ruas. Mas como o aplicativo consegue fazer esse mapeamento de maneira correta e com credibilidade?

Simples. O Waze, por ser uma plataforma colaborativa, depende de seus próprios usuários para se atualizar. O usuário que possui o Waze em seu smartphone pode deixá-lo conectado, desta forma, o próprio aplicativo busca a sua localização e calcula a velocidade média dos veículos naquele local. Desta forma, ele já repassa para outros usuários se o trânsito está lento, moderado ou tranqüilo naquela região.

Mapa de navegação do Waze

Mapa de navegação do Waze

A plataforma além de ser útil, torna-se divertida ao mesmo tempo, pois o aplicativo ao mesmo tempo em que é uma plataforma colaborativa, funciona também como uma espécie de rede social. No Waze você cria o seu Avatar e apelido e pode seguir amigos, podendo eventualmente, encontrá-los por aí, graças ao Waze.

O aplicativo é uma opção não só para quem está fugindo de multas, blitz, guardas ou engarrafamentos. O Waze é um aliado quando o assunto é economia. Fazendo uso do aplicativo é possível identificar o posto de combustível mais barato no meu percurso. Mas, nem tudo são flores. Não é? O Waze foi desenvolvido para ser uma ferramenta útil para o motorista que deseja poupar tempo e dinheiro, além de evitar transtornos. Mas, assim como muitas outras ferramentas, usuáriosestão a utilizando para burlar o sistema da Autarquia Municipal de Trânsito deFortaleza, a AMC e de outros órgãos, como Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Federal (PRF).

Os usuários que mais fazem uso da plataforma são os estudantes universitários. Para a estudante de Direito, Milena Carvalho, o aplicativo serve para livrá-la dos engarrafamentos diários. Já para o estudante de Arquitetura, Chrysler Fernandes, o aplicativo serve para livrá-lo das multas. É aí que o Waze entra como vilão, pois acaba atrapalhando o trabalho dos órgãos de fiscalização de trânsito. O aplicativo também pode ser usado simplesmente para auxílio de navegação, segundo Ivelise Maia, Diretora de Jornalismo da TV Fortaleza, a TV da Câmara Municipal de Fortaleza “É muito bom. Mostra engarrafamentos, blitz, interdições…”

Como vimos, o aplicativo é bastante útil para os usuários e é uma plataforma colaborativa e social, que garante para quem a utiliza, informações de navegação com credibilidade.

Amanda Nogueira

Waze: bom ou ruim?

O aplicativo de trânsito Waze é um dos mais usados no Brasil. Mais de 2 milhões de pessoas já utilizam. A ferramenta tem como público-alvo os motoristas. O objetivo de quem usa o aplicativo é escapar de engarrafamentos e outros problemas. Assim como para outros, ele serve para fugir de blitz.

O Waze pode levar você a chegar mais rápido em seu destino, escapando dos principais congestionamentos da cidade. O aplicativo disponibiliza um GPS e um mapa, no qual o usuário trafega e observa o que está acontecendo em seu entorno. Alerta de engarrafamentos e acidentes são enviados ao participante desta rede social do trânsito. Além disto, o indivíduo pode encontrar amigos e sua localização, como se comunicar com eles, pelo aplicativo.

Os maiores benefícios do Waze é esta função de rede de integração de usuários, no caso condutores, que podem trocar informações e alertas. Assim, a rede vai aumentando o volume de alertas sobre acidentes, blitz, congestionamentos e polícia. Além disto, como funciona como GPS, ele exibe em sua tela os fotos sensores e radares móveis distribuídos nas avenidas e ruas da sua cidade.

O que mais atrai no Waze é sua plataforma interativa. O aplicativo permite que os usuários informem uns aos outros os locais de

Interface do Waze.

Interface do Waze.

engarrafamento e outros problemas, como obras na pista, semáforos quebrados ou ruas esburacadas. Os usuários podem sair de casa com o trajeto definido sem passar por maiores transtornos. A ferramenta lhe ajuda até na hora de abastecer o seu veículo, pois o Waze mostra os postos de gasolinas próximos ao local em que você está e faz uma comparação dos preços.

Porém, existe uma grande polêmica que envolve aplicativos como Waze que aborda o trânsito. Nem só de benefícios os usuários estão sujeitos a usar esta ferramenta. O Waze é um aplicativo para aparelhos celulares e voltado para motoristas. Mas, o condutor que dirigir usando telefone pode ser multado, já que a ação é considerada uma infração de trânsito. Ao utilizar o Waze enquanto dirige, o usuário pode acabar causando um acidente.

O estudante de Psicologia, Antônio Silva, 19, acredita que o Waze pode, na verdade, contribuir para aumentar o número de acidentes. “A pessoa que usa o Waze vai dirigir e manusear o celular ao mesmo tempo. No trânsito, precisamos de máxima atenção e o usuário dessa ferramenta não vai ter”, diz o jovem.

Já para o estudante de jornalismo, Karlos Aires, 21, o Waze é uma ótima ferramenta para escapar dos congestionamentos e das blitz. “O Waze é o melhor aplicativo que me auxilia no trânsito, principalmente durante a madrugada. No fim de semana quero sair com os amigos e sempre rola de beber. Mesmo bebendo pouco, o bafômetro não perdoa, por isso posso voltar pra casa sem precisar passar por blitz”, conta o rapaz.

Por causa da Lei Seca, muitas pessoas começaram a usar o Waze para escapar de blitz. No aplicativo, os usuários podem ter acesso a várias operações policiais para pegar infratores. Como a ferramenta mostra os locais onde estão os agentes, o participante da rede pode, facilmente, desviar o percurso e evitar a blitz.

Em contato com a reportagem, a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) informou que os usuários do aplicativo estão usando para evitar as blitz. A ferramenta está beneficiando infratores que acabam escapando de punições e colocando em perigo outras pessoas.

Lucas Mota

 

Waze compartilha informações sobre o que está acontecendo no trânsito: saiba mais sobre o aplicativo

Ideia de criação

Desde que foi lançado nos EUA, em 2009, o Waze já reuniu mais de 40 milhões de usuários no mundo todo e foi eleito o “aplicativo do ano para iPhone” pela Apple, sendo destacado pela empresa como uma das alternativas ao fracassado Apple Maps. O israelense Uri Levine, um dos cofundadores e presidente do Waze, fala que a idéia de criar o aplicativo surgiu no momento em que pensaram o seguinte: “muitas vezes, quando viajamos e queremos voltar para casa, existem várias opções de estradas disponíveis e nós sempre queremos saber qual se encontra menos engarrafada. E o fato de que existem outros motoristas que saíram antes de você e estão dirigindo na sua frente é a maneira mais eficaz de descobrir qual o melhor caminho. Então nós decidimos converter essa ideia em um aplicativo para smartphones e assim saber onde estão os engarrafamentos, em tempo real”.
Colaborando com o Waze

O aplicativo é ideal para as pessoas que andam muito de carro e sempre quiseram ter um navegador GPS, mas que acham as opções da App Store muito caras. O que torna o Waze ainda mais popular, é o fato de ser gratuito.As pessoas que quiserem colaborar com o projeto, não precisam se esforçar tanto. Deixando o aplicativo aberto, ele já irá enviar automaticamente para o servidor a velocidade em que o seu automóvel está e onde você se encontra. Isso tudo acontece anonimamente. Dessa maneira o Waze consegue calcular como está a velocidade do trânsito onde você se encontra e dessa forma avisar aos outros usuários que irão trafegar na mesma rota.

O usuário também pode colaborar ainda mais ativamente no aplicativo, avisando sobre acidentes, radar móvel, polícia na via, sempre alimentando em tempo real o bando de dados do Waze. Em grandes cidades, como Fortaleza, isto pode significar uma economia de muito tempo para os motoristas.

Em pesquisa feita através da rede social Facebook, a maioria dos usuários do Waze garantiu o bom funcionamento do aplicativo. O contador Victor Junior, já utiliza há mais de 1 ano e diz ter rodado toda a cidade Recife e não teve nenhum problema. Já a advogada Carolline Pereira, diz que a primeira vez que foi utilizar, o mapa instruiu para que ela fosse para um local que não tinha nenhuma ligação com o que ela desejava. Poucas pessoas disseram não conhecer o Waze.

A interface do Waze não é muito diferente de um GPS, por exemplo e em alguns aspectos lembra até o Google Maps. Ao traçar um trajeto, você terá informações de estabelecimentos no caminho além de, dados sobre sua rota, como o tempo e distância que faltam para chegar.

 Lucas Mota

 

Tags: , , , ,

Comentários (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.