XII BIENAL: De esfulepante a felicitante, uma questão de lealdade

Lançamento do livro da professora Ana Márcia Diógenes, da Uni7, atrai alunos participantes do projeto “Amigos da leitura”

O lançamento do livro de infanto juvenil “De espulefante a felicitante: uma questão de gentileza”, da jornalista Ana Márcia Diógenes aconteceu no 6º dia da XII Bienal Internacional do livro do Ceará e atraiu pelo menos 1.500 alunos presentes participantes do projeto (Eu sou cidadão – Amigos da leitura). O projeto aborda temáticas sociais como gravidez na adolescência, respeito às diferenças e preservação do patrimônio público. O evento aconteceu no principal auditório do Centro de Eventos do Ceará.

Lançamento do livro atrai pelo menos 1.500 alunos participantes do projeto “Eu Sou Cidadão” (Foto: Dayana Evans)

Os alunos presentes estavam eufóricos com o tamanho do evento e com as atrações que animaram o desenvolver do lançamento. Os estudantes receberam mochilas que continham exemplares do livro lançado, gratuitamente. Anne, 10, aluna no município de Itaitinga, disse que essa é a sua primeira Bienal e contou que ainda não leu os outros livros do projeto, mas que sem dúvida vai ler o que recebeu no evento.

O projeto é realização da Associação de Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), em parceria com a Fundação Demócrito Rocha e tem o intuito de influenciar a leitura entre os jovens do ensino fundamental. Foi lançado em 2002 e desde então já distribuiu 132.000 exemplares no Ceará, com 20 Livros publicados. O 21º é o da professora Ana Márcia Diógenes, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7).

‘De esfulepante a felicitante…’ aborda a história da adolescente Pata, que recebe a missão de descobrir algo que ajude a todos. Pata decidiu, então, ajudar a quebrar o tabu das segundas-feiras. Não muito diferente da jornalista Ana Márcia, que atualmente é assessora institucional no Instituto CUCA e tem contato com os adolescentes.

“Nós nos esquecemos que temos soluções. Às vezes da forma mais inocente e genuínas de pensar”
Ana Márcia Diógenes

A autora foi homenageada e teve sua história contada durante o lançamento. A jornalista resumiu a história do livro por meio dos alunos presentes enfaixando-os com os nomes das personagens principais no palco do principal auditório.

Ao final da apresentação, Ana Márcia participou de sessão de autógrafos com estudantes. Para ela, “nós professores temos o dom de encantar nossos alunos” (Foto: Dayana Evans)

Ao ser perguntada sobre qual foi a experiência ao escrever seu primeiro livro infanto-juvenil, a jornalista respondeu, ressaltando que foi redescobrir sentimentos que temos na adolescência e que deveríamos ter ainda enquanto adultos. “Às vezes a gente se esquece e se deixa levar pelo dia a dia do trabalho, dos problemas, e nos esquecemos que temos soluções. Às vezes da forma mais inocente e genuína de pensar. Tentei buscar muito do que tenho de convivência com o trabalho com crianças e adolescentes para tentar que os próprios adolescentes descobrissem esses sentimentos dentro deles. Isso foi o que me moveu na hora de escrever”, diz Ana Márcia.

Logo após o lançamento do livro houve uma sessão de autógrafos para os estudantes que se interessassem em ter seus exemplares assinados pela autora. A expectativa agora é para o lançamento comercial, o que deve acontecer ainda este ano.

Dayana Evans
2º semestre