Notícias

XII BIENAL: Universo de astros e robôs desperta atenção do público

Categoria:

Uni7 Informa

0

Com palestras e exposições, Secitece concentrou atividades no espaço “Luz do Conhecimento” no Centro de Eventos

Pôsteres de nebulosas, supernovas e constelações tiradas pelo telescópio hubble, resultado de pesquisas feitas pelo Planetário Rubens de Azevedo (Foto: Neyliana Maia)

A XII Bienal Internacional do Livro do Ceará trouxe variações de oficinas relacionadas às áreas literárias, teatrais e científicas ao público e, em particular aos jovens que visitam o Centro de Eventos. No mezanino 2, sala 7, Espaço Azul, exposições científicas, assim como a robótica em apresentações de três robôs específicos, despertam a curiosidade e inventividade. As atrações estão na programação da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece).

Nos primeiros dias do evento, a Secitece apresentou duas palestras nacionais: a da professora e pós-doutora Alexandra Okada, na sexta (14) e do físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser Marcelo Gleiser, no domingo (16).

Paisagem Cósmica

Pôsteres de nebulosas, supernovas e constelações tiradas pelo telescópio hubble, resultado de pesquisas feitas pelo Planetário Rubens de Azevedo, estão em exposição. Representações dos planetas exemplificando a comparação de seus tamanhos reais, e a distância imposta entre cada um.

O planetarista Wellyngton Ribeiro, 19, explicou alguns eventos de na via láctea aos espectadores frequentadores. “O objetivo é transmitir mais informações ao público jovem e adulto”, relatou. Os telescópios presentes na exposição estão disponíveis a espaço aberto, no Centro de Eventos até as 22 desta sexta-feira, 21, apontados para Júpiter.

Exposição Robótica

Uma impressora 3D estava disponível ao público, disponibilizada pela Centauro (Foto: Neyliana Maia)

A participação de três robôs, Pioneer, NAO e a Impressora 3D, chamou a atenção do público jovem. Renato Cândido Zimmermann, 25, gerente de laboratório de robótica, do Centro de Referência em Automação em Robótica (Centauro), deu explicações sobre a função de cada um dos robôs. Um deles, inclusive, chamado de robô cearense, foi feito e programado por Renato. “Sua função seria aplicada em bancos. Estaria empregado de responder perguntas”, explicou.  O Centauro é uma parceria da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), com o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC).

 

Neyliana Maia Frota
2º semestre

Tags: , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.