XII BIENAL: Sarau resgata poemas e faz festa com Rap e Hip hop

O público, de todas as idades, foi convidado a fazer parte com “poetas de vários cantos e de lugar nenhum, tudo junto e misturado”

O Sarau da Resistência contou com a apresentação do grupo de rap Zona Punk (Foto: Vitória Yngrid)

Na última quarta-feira, 19, a XII Bienal Internacional do Livro do Ceará abriu espaço para produção de Sarau Resistência. Na oportunidade, alunos de diferentes instituições participaram das apresentações, tanto como ouvinte, como também, integrantes diretos do evento.

Nos poemas recitados foi possível ouvir obras de poetas consagrados como Vinícius de Morais e Carlos Drummond de Andrade. Mas abriu espaço ainda para obras de autoria de estudantes. Os assuntos abordados nos poemas variavam desde críticas à sociedade, a presidência atual, fugindo para o sentimentalismo, abordando temas como o amor.

Em seguida, dando continuidade à festa foi a vez do Rap e do Hip hop entrarem em cena, com a apresentação do grupo Zona Punk. Na música “Do outro lado”, o Zona Punk diz: “Caderno na mão, atira o canhão, assim que se faz a revolução”

Os rappers fizeram reflexões sobre o poder da escolha, onde cada indivíduo pode decidir qual direção seguir, tendo a oportunidade de ingressar nos estudos e por meio da educação, conquistar bons frutos, e não se deixar envolver no mundo do crime. Zona Punk afirma: “A caneta deles mata, mata várias pessoas.”

As letras das canções servem de ensinamento, alertando jovens sobre as consequências de que escolhas mal feitas podem ocasionar à vida. Eles buscam, de maneira divertida, por meio da música, incentivar jovens a trilhar o caminho da educação.

As apresentações foram realizadas na Sala Mágica 9 – Mezanino 2 do Centro de Eventos do Ceará.

Vitoria Yngrid
5º semestre