Notícias

XII BIENAL: Audifax Rios recebe homenagem no Festival de Ilustração

Categoria:

Uni7 Informa

0

Artistas homenageiam o colega e criam espaço de interação, onde participantes podem se expressar por meio de desenhos

O artista plástico e jornalista Audifax Rios é homenageado no lll Festival de Ilustração de Fortaleza 2017, que ocorre entre 14 a 23 de abril, na XII Bienal Internacional do Livro do Ceará. O também escritor e colunista teve duas de suas obras reproduzidas, para que as crianças que visitam o estande do Festival possam colorir livremente.

No lll Festival de Ilustração de Fortaleza, duas obras de Audifax estavam disponíveis para ilustração livre; crianças foram as protagonistas do evento (Foto: Rayanne Aragão)

Audifax foi ilustrador e tem livros editados pela Fundação Demócrito Rocha, além de revista que mistura cordel, ilustrações e crônicas. Cearense de Santana do Acaraú se mudou para Fortaleza em 1962. Desde então trabalhou na extinta TV Ceará, em jornais e agências de propaganda, fez capas e ilustrações para mais de 150 obras, a maioria de autores cearenses. Escreveu Bar Peixe Frito (1978), Já fez a sua fezinha hoje? (1987), Gentes da Licânia (1989), Porto dos Viventes de Aroeiras (1993) e Iracemar (1996), e foi um grande contribuinte da cultura cearense.

O artista, que faleceu há dois anos e teve seu aniversário comemorado no dia 16 deste mês, foi lembrado na Bienal do Livro. O Festival proporciona aos visitantes um espaço de interação artística onde as pessoas podem se sentir livres para se expressar por meio de ilustrações e desenhos. “Estamos dando liberdade para que eles façam o que quiserem. A gente faz a exposição das artes deles ou se quiserem pode levar pra casa,” disse Eduardo Azevedo, da Secult, um dos responsáveis pela organização do evento.

Participantes podiam expor suas ilustrações no estande ou levá-las para casa (Foto: Rayanne Aragão)

A maior parte do público no Festival é infantil, mas o espaço foi feito para quem tiver interesse por arte. E, além desses momentos, há rodas de conversa à noite, com artistas e ilustradores convidados para falar sobre seu trabalho. Aos domingos tem também a feira de arte e publicações independentes. Os artistas podem levar os seus trabalhos para expor e vender. Quinta-feira e sábado tem a mesa branca, onde estarão dois artistas desenhando no momento e o visitante paga o que quiser pela arte dele. A decoração do espaço conta com uma exposição ao redor do estande, com trabalhos de 36 artistas do Ceará.

 

O evento, aprovado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), foi organizado por Eduardo Azevedo e Rafael Lima Verde, que estão presentes acompanhando os momentos do Festival que prossegue até o último dia da Bienal do Livro, 23, no Centro de Eventos do Ceará.

 

Rayanne Aragão
2º semestre

Tags: , , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.