WEBJORNALISMO: Inovação com um olhar diferenciado

Coordenador geral do Tribuna do Ceará, Rafael Luís Azevedo detalha para alunos de jornalismo sobre as mudanças no site

A escolha de um público alvo faz parte de uma série de mudanças que hoje formam o Tribuna do Ceará, comenta Rafael Azevedo (Foto: Gabriel Caúla)

Apostar em pautas próprias e em uma linguagem mais próxima das redes sociais. É com esta proposta editorial que o site Tribuna do Ceará inova no formato do webjornalismo no Ceará. É o que aponta o jornalista e coordenador geral do site Rafael Luís Azevedo que, nesta terça-feira, 17, conversou com os alunos do curso de Jornalismo, no estúdio de rádio da Faculdade 7 de Setembro (FA7).

Há dois anos o Portal Jangadeiro Online passou a se chamar Tribuna do Ceará e, junto com o novo nome, uma série de mudanças acompanharam o site. O que antes se restringia apenas à cobertura de assuntos factuais, com base no noticiário policial, agora dá lugar a assuntos e temas locais que atraiam a atenção do público, sem deixar de lado uma das características do jornalismo que é contar histórias. Procurando cativar o leitor, o site busca conteúdos que tenham mais a cara dos usuários de rede sociais. “A mudança valeu a pena, e mostra um bom futuro pela frente”, analisa Rafael sobre os resultados.

As redes sociais são o grande aliado desse novo formato proposto pelo site, especialmente o Facebook, principal meio de divulgação das matérias publicadas e de onde vêm 65% dos acessos. O site também conta com o auxilio de outros veículos do Sistema Jangadeiro de Comunicação, como o rádio e a TV, que também produzem conteúdos multimídias que são veiculados na página do Tribuna do Ceará, segundo o coordenador geral esses recursos são utilizados no intuito de gerar valor a narrativa. “O online não pode se limitar apenas ao texto”, aconselhou.

Hoje, a principal característica do site é o refinamento dos temas, o olhar diferenciado dos assuntos locais, atraí o público e tornar os leitores cativos. Os blogs e parceiros também ajudam com a produção de conteúdos. Rafael deixa como dica para os alunos a ousadia de ser diferente “Busque sua identidade e foque nela”.

Dyego Viana
2º Semestre