VISITA TÉCNICA: Estudantes de jornalismo conversam com editores do Diário do Nordeste

Os jornalistas Cristiane Bonfim e Inácio Aguiar responderam questões dos alunos da FA7

Editor de primeira página, Inácio Aguiar fez recomendações aos alunos

Alunos de Jornalismo Especializado II, acompanhados da professora Ana Márcia Diógenes, tiverem a oportunidade de saber como funciona a dinâmica do fechamento de um jornal e como é a rotina de um editor. Isso foi possível na visita técnica à redação do Diário do Nordeste. O grupo conversou com Cristiane Bonfim, editora da editoria Nacional/Internacional, na noite desta terça-feira, 14.

Durante o encontro, Cristiane explicou a rotina de trabalho. Ela é dividida na editoria, recebendo material das principais agências de notícias que eles utilizam como fontes. Ela destacou as dificuldades enfrentadas no dia a dia da redação, o espaço das páginas com anúncios publicitários e que não dão o destaque que as notícias da América Latina merecem. “Claramente, percebemos que as agências mandam mais notícias da Europa e dos Estados Unidos do que da América Latina, mas sempre procuramos equilibrar”, afirma Cristiane.

A editora também disse como eles fazem para adequar as notícias de âmbito nacional à linha editorial do Diário. O objetivo é sempre tentar aproximar do leitor cearense, mudando o gancho para despertar ainda mais o interesse.

Cristiane Bonfim (de preto) falou para o grupo sobre o dia a dia da editoria

Os estudantes também conversaram com Inácio Aguiar, editor de capa/1ª página. O jornalista explicou como são selecionados os destaques de cada editoria, como são escolhidas as manchetes e fotos e deu dicas aos alunos. “Aproveitem para fazer produções na faculdade. É muito importante essa experiência. Procurem sempre agregar valor ao conteúdo, fazendo vídeos, por exemplo”, disse Inácio.

Para o aluno Matheus Ribeiro, a visita foi uma oportunidade única, por ter um contato com o mercado de trabalho. “Por meio das conversas que tivemos com os editores, foi possível perceber o quanto é trabalhoso e motivador ver seu produto impresso”, disse o estudante.

Clara Jovino
5º semestre