VIII SALÃO: Universidade Viva abre exposição coletiva com trabalhos de alunos

Com beleza, sensibilidade e requinte, peças produzidas nos cursos estarão no 2º andar da FA7 até o dia 28 de novembro

O VIII Salão de Pintura em Tela e Cerâmica e a VII Exposição de Arte dos alunos da Universidade de Gerações Viva na Faculdade 7 de Setembro, foram abertos ao público na última terça-feira, 25. Os eventos ocorrem anualmente e mostram os resultados das produções desenvolvidas em cada um dos cursos. As exposições seguem até o dia 28 de novembro, com programação gratuita no pátio da FA7, localizado no 2ª andar.

Publico participou ativamente da exposição (Foto: Sarah Veloso)

Público participou ativamente da exposição (Foto: Sarah Veloso)

Vivendo a arte
Arte & Viva é o nome da VII exposição de arte dos alunos da Universidade de Gerações Viva na Faculdade 7 de Setembro. O evento expõe os trabalhos dos cursos ligados à área artística. Com cerca de 70 alunos matriculados, a exposição reuniu obras de 40 deles, orientados pelos professores Jari Vieira (Fotografia); Alessandra Cordeiro (Mosaico); Terry Araujo (Pintura em Cerâmica – Azulejaria e Cerâmica); Itamar Frota (Paisagismo e Jardinagem); Ana Carvalhedo (Pintura).

A exposição é uma motivação a mais para os alunos criarem peças cada vez mais elaboradas. “Pra gente é um prazer enorme montar essa exposição, porque é uma hora que a gente mostra o trabalho dos nossos alunos, temos a oportunidade deles apresentem ao publico tudo o que fizeram, e com os elogios eles se motivam a fazer ainda melhor e mais bonito,” afirmou a coordenadora do Viva, Tânia Sancho.

As obras expostas também podem ser comercializadas, o que possibilita uma porta para o mercado de trabalho. “Agora eu estou entrando no mercado de trabalho, sem querer, porque as pessoas estão solicitando trabalhos meus e fazendo aquilo que eu gosto,” explica a artista Tereza Ramos, que há oito anos participa do Viva.

Na tela ou na cerâmica
Mãos que moldam, mãos que pintam, mãos que criam. Este é o tema do VII Salão dos Alunos dos Cursos de Pintura em Tela e Cerâmica da Universidade de Gerações Viva, que ocorre dentro da exposição Arte & Viva, na FA7.

A professora de pintura Ana Carvalhedo falou sobre a escolha dos melhores trabalhos “Temos aproximadamente 80 quadros expostos, é uma grande quantidade, e de alto nível, nos tivemos um júri com 10 pessoas que selecionaram os melhores e os trabalhos foram muito elogiados”.

Público observou obras expostos no 2º andar da FA7 (Foto: Sarah Veloso)

Entre os artistas, Daniel Passos é um dos novatos. Com apenas 4 meses de curso, já sente o prazer te expor seu trabalho. “Sempre gostei de arte e sempre achei que podia ter essa veia artística, vim pra FA7 para ver os quadros e acabei me matriculando e comecei a pintar. É legal pra quem nunca tinha feito nada sobre arte ver alguém comentando sobre o quadro, dizendo que está bonito. Isto é bem gratificante”.

Outra expositora que começou há pouco tempo é Diva Diniz “Comecei em setembro. Vi na internet, me interessei, acompanhei uma turma que já estava desde o semestre anterior, comprei o material e mandei brasa. Fiz três peças nesse tempo. A mais complicada foi a maior peça que tem aqui de mosaico é essa (mesa), foram 12 dias trabalhando nela, tinha horas que eu acordava e estava com as pecinhas na mão”.

Serviço
VII Exposição de Arte dos alunos da Universidade de Gerações Viva na Faculdade 7 de Setembro.
Exposição: de 25 a 28/11, das 15h às 21h
Local: Ágora (Pátio do 2º andar)

Jackson Pereira
7º semestre