UNI7 NOS BAIRROS: Projeto é lançado com 16 matérias escritas por alunos

Estudantes escrevem sobre assuntos que podem passar despercebidos nas imediações de suas casas, e, de forma virtual, praticam a pauta jornalística, com segurança

Os alunos da disciplina Jornalismo Impresso, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), foram instigados a protagonizar um projeto – UNI7 nos Bairros, para desenvolver pautas nas proximidades onde moram. A proposta foi fazer os textos de modo seguro, por contato telefônico ou WhatsApp, e solicitar fotos aos entrevistados. A logomarca do projeto foi criada pela Brado – Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da UNI7.

Os 16 alunos toparam. Cada um recebeu uma sugestão de pauta, que podia ser alterada. E vários alteraram, para se adequarem ainda mais às exigências de um período em que a covid-19 é o principal foco a ser evitado.

Surgiram, assim, pautas no Conjunto Metropolitano, Edson Queiróz, Parque Genibaú, Granja Lisboa, Guararapes, Jangurussu, Sítio São Bento, José de Alencar, Meireles, Parque Manibura, Parquelândia, Passaré, Rodolfo Teófilo e Urucunema (Eusébio). Alguns descobriram até que moravam no mesmo bairro.

O projeto, segundo a professora Ana Márcia Diógenes, que o idealizou em 2021, é uma vertente de outra ideia lançada por ela em 2015, UNI7 no Centro, que em um sábado letivo reunia diferentes turmas, de Introdução ao Jornalismo, Jornalismo Impresso e outras disciplinas do Jornalismo e da Publicidade. Era uma manhã de pautas e reportagens em diferentes áreas centrais da cidade.

Tanto as idas presenciais ao Centro, antes da pandemia, como as incursões virtuais nos bairros já palmilhados pelos alunos por conta da proximidade com suas casas, remetem a um só objetivo: estimular a criatividade, a técnica e a escrita dos futuros jornalistas.

Tags: ,