Notícias

Tradição e criatividade na culinária cearense

Categoria:

Texto, Uni7 Informa

0

A gastronomia típica do estado vem se reinventando e se fortalecendo cada vez mais nas mesas da capital e do interior, alcançando outros estados e países

Letícia Marques

Os hábitos alimentares, enquanto aspectos culturais, podem revelar identidades e diferentes costumes presentes no cotidiano social, marcado no tempo e no espaço. O Estado do Ceará é considerado rico em misturas de sabores desde a culinária indígena, africana e portuguesa. Exemplos disso são buchada de bode, crustáceos, carne do sol, paçoca, peixes, sarrabulho e feijão verde. Mesmo com muitas transformações e inovações nas receitas, ainda é possível identificar, por meio dos seus sabores, os aromas e características que mantêm um selo gastronômico diferencial para a culinária do Ceará.

As receitas deixaram de ser exclusivas de residências, e passaram para restaurantes e até a integrarem o currículo das novas gerações. Em Fortaleza, no bairro Mucuripe, próximo ao bairro Serviluz localiza-se a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, que tem como finalidade oferecer cursos básicos, técnicos e avançados para toda população. 

Alunos da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco [Foto: Arquivo Escola de Gastronomia]

Segundo Selene Penaforte, 60, formada em pedagogia, e atualmente Superintendente da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, o projeto nasceu para ajudar a formação de jovens e adultos, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade. “A ideia é contribuir socialmente na vida de cada jovem em Fortaleza e fortalecer o projeto pedagógico com um grupo de especialistas focados na criação do conceito”. 

“A ideia é contribuir socialmente na vida de cada jovem em Fortaleza e fortalecer o projeto pedagógico com um grupo de especialistas focados na criação do conceito”

Selene Penaforte

Dessa forma, os pratos que fazem parte da tradição alimentar cearense entram na lista de preparos e os alunos são incentivados a criar novas possibilidades com ingredientes locais. Pelos fogões da escola passam clássicos da cozinha cearense do sertão, da serra e do litoral. Peixes e frutos de mar, cozidos e preparados com vegetais, estão entre as práticas. 

Os que ganham destaque, quando o assunto é regionalidade, são peixada, caranguejo, frutos do mar, panelada, buchada, carne de sol, baião de dois, que são algumas das receitas que passam pela proposta pedagógica. Dentre os cursos básicos e os mais procurados na escola estão os de Culinária Cearense, Comida de Rua e Cozinha Regional. 

Casa Patuá com legado e memória

Num sobrado rosa e charmoso do Meireles, localiza-se a Casa Patuá, um restaurante cheio de história, valorizando todos os aspectos culturais da região, enfatizando a gastronomia familiar. Patuá, que em iorubá significa “amuleto da sorte”, foi escolhido por ser uma aposta de amor, sentimentos, sorte e boas energias da casa e jardim Patuá.

A casa é chefiada por duas mulheres sócias, Rebeka Feitosa, 27 anos, formada em design e moda, e Deborah Martins, 32 anos, formada em administração. Desde pequena, Deborah, muito esperta, passava a maior parte do tempo na alquimia da cozinha, se dedicando e prestando atenção aos detalhes dos pratos saborosos que sua avó fazia. Com o passar dos anos, Deborah decidiu testar as receitas, estudar e aperfeiçoá-las até chegar ao sabor que ela desejava para os seus clientes.

Os pratos, feitos com muito capricho e colorido, trazem tradição de sabores inovadores. O cardápio é diversificado com pastel de carne do sol, feijão verde, carne do sol acebolada, farofa de castanha, queijo coalho e bebidas que utilizam elementos cearenses, como a caipirinha de seriguela com rapadura e o drink de mexerica com pimenta dedo de moça são destaques. E, claro, não se pode esquecer dos frutos do mar, que compõem a famosa moqueca jangadeiro da casa, que é inspirada nos pescadores do litoral cearense.

Com pratos diferenciados, a casa já participou de premiações como Sabores da Cidade e da revista Veja Comer e Beber Fortaleza. O espaço, com mesinhas de madeira, recebe de forma acolhedora toda a clientela. A equipe hoje é formada por nove mulheres que estão sempre dispostas a ajudar e a servir a todos.

Culinária Típica e Regional

No bairro Benfica, em Fortaleza, encontra-se um espaço acolhedor e confortável. O chef Ossyan Júnior, 38 anos, formado em gastronomia, decidiu colocar em prática seus dotes culinários, incluindo a forte culinária regional cearense. Júnior nasceu e cresceu no meio alimentício, o que fez surgiu uma paixão à primeira vista. Júnior decidiu se especializar e aprofundar ainda mais seus conhecimentos, e assim inaugurou o seu restaurante temático, o Regional Comidas Típicas, com um cardápio variado e regional.

Famoso cuscuz nordestino com arroz branco e panelada [Foto: Arquivo Regional Comidas Típicas]

A paixão pela cozinha veio desde a adolescência, e ele sempre inventava algo diferente para comer. A tentativa de fazer em casa deu certo e os resultados vieram. “Sempre tive vontade de abrir algo baseado no que eu gosto, sabendo que meu gosto era bem semelhante ao de muitas pessoas que residem em nossa cidade. Surgiu a ideia de um restaurante de comidas típicas regionais”, recorda Júnior. 

“Sempre tive vontade de abrir algo baseado no que eu gosto, sabendo que meu gosto era bem semelhante ao de muitas pessoas que residem em nossa cidade”

Ossyan Júnior

O espaço é administrado por familiares de Júnior. Os pratos oferecidos e mais pedidos pelos clientes são: panelada, sarapatel, galinha caipira, galinha à cabidela, feijão tropeiro, vatapá de frango, buchada, farofa de tripa de porco e feijoada. E os famosos vatapás de frango, de camarão, de arraia, de peixe e creme de galinha.

SERVIÇO:

Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco

Rua: Manuel Dias Branco, 80 – Cais do Porto, Fortaleza – CE

Telefone: (85) 3248-8091

Funcionamento: Segunda à sexta 9:00 as 17:00

Instagram: @escolagastronomiasocial

Casa Patuá

Rua: Monsenhor Bruno, 819, Meireles, Fortaleza-CE

Funcionamento: Terça a sexta 11h às 19:30 

sábado e domingo 8h às 14:30

Telefone: (85) 9 9432-2432

Instagram: @casapatua

Regional Comidas Típicas 

Rua: Av. da Universidade, 2321 – Benfica, Fortaleza – CE

Instagram: @regionalcomidastipicas,

Telefone: (85) 3213.4683

Segunda a Sexta 09hs às 20hs 

sábado e domingo: 09hs às 16hs 

Tags: ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − dezenove =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.