Notícias

TECNOLOGIA: DevOps Days Fortaleza prioriza automação, cultura e design

Categoria:

Uni7 Informa

0

Encontro reúne 15 profissionais, desde especialista em computação em nuvem a analista de testes, que se dividiram em 11 horas de programação

A palavra “DevOps” é a junção dos termos “desenvolvimento” (development) e “operações” (operations). Considerado uma série mundial de conferências técnicas auto organizada, cada evento é realizado por voluntários da área local e depende de patrocinadores. Em Fortaleza, o espaço escolhido como sede foi o Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). O evento ocorreu no Teatro Nila Gomes de Soárez, na manhã de sábado, 28.

A equipe principal de devopsdays orienta os organizadores locais na preparação de seus eventos em todo o mundo, fazendo com que cada cidade lide com seus próprios patrocínios, registro e todas as outras organizações. Em Fortaleza, são 15 organizadores, entre analista de controle de qualidade, engenheiro e analista de DevOps, desenvolvedor web, analista de TI e infraestrutura.

Segundo Mayara Gouveia, engenheira de DevOps e uma das organizadoras locais, todo ano a equipe tenta seguir um cronograma para realizar o evento entre setembro e outubro. Para esta edição, a preparação começou em meados de maio. Em relação ao ano passado, a procura aumentou. Em 2018, foram 200 ingressos. Para 2019, 300. “A logística é grande, pois há preparação de kit para os participantes, camisas, crachás diferenciados, entre outras coisas”, ressalta.

Mayara conta que é bem complicado colocar o DevOps Days em prática, pois é um evento de grande porte. Para ela, a organização é imprescindível

Em sua segunda edição na cidade, a DevOps Days busca abranger cada vez mais sobre os tópicos de desenvolvimento de software, operações de infraestrutura de TI, automação, testes, segurança e cultura organizacional. Com o objetivo de agregar mais valor aos negócios e aumentar a capacidade de resposta por meio da entrega de serviços rápidos e de alta qualidade, ela representa um conjunto de ideias e práticas.

No teatro, os convidados falaram sobre aplicações em uma fintech, sucessos e fracassos, qualidade de software, frameworks, automação para arquitetura de micro serviços, pipeline DevOps, openshift e estratégias de deployment.

Virginia Rodrigues, Senior Font-End Developer na OSF Global Services e uma das palestrantes do evento, acredita que “o desenvolvimento web é mais que construir algo, é entregar emoções e experiências que encantem os usuários”.

Virginia falou sobre desenvolvimento web e o hype dos frameworks. Ela reúne experiências em empresas do cenário, local, nacional e mundial

Ao todo, são 18 patrocinadores em Fortaleza, e os planos de patrocínio se dividem em: GOLD: Uni7, Amazon Web Services, Grupo Portfolio e Red Hat; SILVER: F13 Tecnologia, Host Web, Platform Builders, Instituto Atlântico, Elastic e Pmgt; BRONZE: Osf e Wiser; COMMUNITY: iDevOps, 4Linux, Linuxtips, Estabilis, Alura e Edna Nogueira. Cada plano tem benefícios que variam de acordo com a sua classificação.

Durante o evento, os patrocinadores tiveram a oportunidade de falar brevemente, além de ter o reconhecimento no site e mídias sociais antes, durante e depois. Eles são encorajados a se representarem pela participação ativa e se engajarem com o público presente.

Os palestrantes ressaltam que o desenvolvimento de software, de qualidade, sempre foi e sempre será um grande desafio

Para Selton Fiuza, estudante de Ciência da Computação, da Universidade Federal do Ceará (UFC), o DevOps é pouco divulgado ou conhecido, principalmente em Fortaleza. Os amigos, que trabalham na mesma área, muitas vezes não sabem da existência. Fiuza disse que conhece o DevOps há 6 meses, mas trabalha diretamente com isso há 4. Para ele, esses eventos “servem para popularizar a área, como uma forma de divulgação, onde as palestras e o networking são capazes de ajudar no crescimento profissional”.

Texto: Lara Silveira (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Cadu Franco (4º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.