TEATRO: Com “Interior”, Bagaceira foi vencedor do festival de Guaramiranga

Grupos teatrais de universidades nordestinas tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos nos palcos da cidade

Cena do espetáculo "Interior"; vencedor da 23ª edição na Escola Júlio Holanda. (Foto: Eunilo Rocha)

Cena do espetáculo “Interior” vencedor da 23ª edição na Escola Júlio Holanda. (Foto: Eunilo Rocha)

O grupo teatral cearense Bagaceira foi o grande vencedor da 23ª edição do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), encerrado no último sábado (10). Com a peça “Interior”, o grupo foi escolhido como o melhor espetáculo pelo Júri Popular. Nove peças concorreram ao Troféu Beija-Flor e à premiação de R$ 5 mil. A programação do evento contou com oficinas, debates, cortejos, shows musicais e 37 espetáculos distribuídos durante os oito dias de festival.

Este ano, cerca de 10 mil pessoas passaram pela cidade para prestigiar o trabalho dos artistas nordestinos. Para Tatiana Amorim, diretora do espetáculo Manual, participante da Mostra Nordeste Universitária, ter a oportunidade de encenar seu espetáculo em um evento deste nível, é muito gratificante e enriquecedor. “É uma forma de conhecer pessoas de lugares distintos além compartilhar e adquirir conhecimento, ressalta a diretora do grupo cearense Estoriatores de Teatro.

O tema do FNT nesta 23ª fase foi “O teatro e a escola”. Segundo Nilde Ferreira, organizadora do evento e presidente da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), a escolha do tema se deu devido à importância do teatro como método de ensino e à ausência dessa disciplina nas escolas. Nilde ressalta que está feliz com o resultado e com a proporção que ele vem tomando no decorrer dos anos. “É uma sensação de dever cumprido”, afirma.

Gabriel Henrique, 32 anos, veio de Fortaleza somente para conferir de perto o FNT, no frio da serra de Baturité. O ponto alto, para ele, se deve ao fato das apresentações serem gratuitas e distribuídas em diferentes espaços na cidade. Henrique diz ser um amante das artes e não poderia perder essa oportunidade de apreciar em um só local, tantos trabalhos. É a segunda vez que ele vem ao festival, e pretende voltar nas próximas edições.

Suelen Mendonça
4º semestre