SUPERAÇÃO: Mesmo sem recursos, Banda do Batoque conquista prêmios

• rsz_img_2846
  • rsz_img_2852
  • rsz_img_2853

O conjunto superou as dificuldades financeiras e venceu competições dentro e fora do estado

A Banda de Percussão Francisca Rodrigues da Silva (FRS) ou Banda do Batoque, como é popularmente conhecida, surpreendeu a todos com resultados positivos. De uma localidade carente do litoral de Aquiraz-CE, a 37Km de Fortaleza e sem o apoio financeiro necessário para custear a participação nas competições, a FRS já conquistou mais de 30 prêmios em apenas dois anos, competindo contra formações de vários estados. Dentre eles, o de Melhor Banda de Percussão Adulta pela Associação Cearense de Fanfarras e Bandas (Acifaban), este ano.

O conjunto vem conquistando resultados em torneios e campeonatos locais e regionais. Os destaques ficaram por conta das premiações individuais do regente Mariano Neto, 21, e do “MOR/Comandante”, Isaías Freitas, 23. Ambos foram os melhores em suas categorias em quase tudo que concorreram.

Mariano alcançou o título de melhor regente de bandas de percussão e fanfarra do Ceará pela Associação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Ceará (Abanfare-CE), Associação do Movimento das Bandas e Fanfarras do Ceará (Ambfec) e Acifaban.  Para o regente, cada vitória é uma surpresa. “Nós nos preparamos bastante, mas cada conquista nos surpreende”, disse Mariano.

IMG_4369

Já Isaías, sagrou-se como o melhor “Mor/Comandante” da Copa Nordeste/Norte de Bandas e Fanfarras, disputada no início do ano em Teresina-PI e detém o título de melhor “MOR” do Ceará pela Acifaban, além de vice-campeão cearense pela Abanfare-CE. De acordo com “MOR”, as conquistas são fruto do esforço e superação. “Ajudei na confecção do nosso próprio uniforme e tudo isso é resultado da nossa superação”, ressaltou.

O grupo conta apenas com os instrumentos cedidos pelo Programa Mais Educação do Governo Federal e doações da própria comunidade. Os próprios integrantes realizam eventos como festas, rifas e sorteios, para arrecadar fundos.

Eles também contam com a colaboração dos pais e da professora Edna Alves, 36, diretora da Escola do Batoque, na qual os participantes da banda estudam e realizam seus ensaios. Os pais contribuem como podem, pois são carentes, enquanto que Edna intercede junto à Secretaria de Educação do Município de Aquiraz, onde consegue transporte e peças para o uniforme da banda. Segundo a diretora, todo esforço é válido, quando se sabe do reconhecimento que será alcançado. “Ver a comunidade do Batoque sendo reconhecida por meio da banda é recompensador”, afirmou.

Segundo o regente da banda, o grupo vem superando todas as dificuldades e participando das mais importantes competições do Estado e fora dele. “Agora, o objetivo é participar da Copa Norte/Nordeste de Fanfarras em João Pessoa-PB, ainda este mês e mais uma vez alcançar resultados que possam alavancar ainda mais o potencial de cada integrante, enaltecendo a comunidade do Batoque”, concluiu ele.

A bandaIMG_4333

Surgiu em 2012 como banda de fanfarra da Escola do Município. Em 2013, o grupo passou a ser banda de percussão, levando em seu estandarte, o nome da primeira professora do Batoque, Francisca Rodrigues da Silva.

Em dois anos de atuação, já recebeu mais de 30 prêmios por várias ligas e associações, como de melhor banda, além de conquistas individuais: melhor regente do Ceará e melhor “MOR” Norte/Nordeste.

www.facebook.com/frsbatoque

André Pinheiro