SOLIDARIEDADE: Casa Sol Nascente recupera vidas de vítimas do HIV

• Foto 5
  • Foto 6

Texto, Uni7 Informa

Há 17 anos, a organização abriga e cuida de pessoas soropositivas ou que sofrem as consequências do vírus

“Nós não somos um projeto. Somos um serviço e não temos fim”. É assim que Juliana Marcelino, assistente social da Casa de Apoio Sol Nascente define a instituição. Fundada em 2001, a Sol Nascente visa a ressignificar a vida de quem vive e convive com o vírus HIV/Aids. Sem prazo estabelecido, as pessoas acolhidas permanecem o tempo que quiserem na casa.

A instituição é a única entidade filantrópica no Ceará que presta serviço de assistência permanente a adultos e crianças infectados pelo vírus. São também atendidos menores abandonados ou órfãos de pais soropositivos. A casa de Apoio sobrevive por meio de doações e algumas parcerias.

A organização funciona no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), no bairro Castelão em Fortaleza e, atualmente, mantêm duas casas: uma para adultos, com 20 pessoas, e outra com 18 crianças. Ambas contam com o serviço de profissionais da saúde, como psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Eles cuidam e garantem o tratamento dos moradores das casas. Ao todo, a instituição possui 33 colaboradores e recebe voluntários não-assíduos.

Sabrina Pessoa, funcionária e ex-moradora da instituição, explica que a sua relação com a casa de apoio já existe há mais de oito anos, desde que descobriu que era soropositiva. Trabalhando no abrigo há seis anos, Sabrina afirma que, mesmo quando paciente, tinha o desejo de superar o vírus e buscar sua independência. Relata que muitos internos sentem o mesmo desejo, mas alerta, por experiência própria, para o perigo de uma saída sem o apoio de familiares ou amigos do lado de fora. “A pessoa sai e acaba voltando pior”, diz.

A casa recebe hoje, pacientes encaminhados, em sua maioria, pelo Hospital São José, referência no estado em tratamento de doenças infecciosas e um dos parceiros da instituição. A parceria inclui acompanhamento médico e internação de pacientes em estado mais grave. O hospital também disponibiliza medicações que compõem o coquetel, uma combinação de medicamentos, que evita que o vírus HIV se reproduza e diminua a imunidade do paciente.

A Sol Nascente também abriga pessoas que são internadas por familiares ou que buscam ajuda por vontade própria. Sabrina afirma que grande parte dos pacientes chega sem roupas e alguns até sem documentos, e que cabe à entidade providenciar todo o suporte de que eles necessitam.

Há casos de pacientes que já estão na instituição pela segunda vez. Diego Uchôa, 29, por exemplo, chegou a sair da casa, mas hoje admite não pretender mais sair, e que nela tem além do que precisa para viver bem. “Aqui exerço atividades que lá fora não posso”, ressaltou.

Além dos adultos, a entidade atende a crianças que são encaminhadas para o abrigo, pela justiça. Alguns casos envolvem negligência, maus tratos e uso de drogas por parte dos familiares. Uma vez acolhida, a instituição trabalha na possibilidade de retorno da criança à família ou encaminhamento para a adoção.

Também há casos de crianças que não são portadoras do HIV, mas ficam na casa com os pais que são portadores. No dia a dia, elas frequentam a escola no período da manhã e à tarde fazem as atividades escolares e brincam. Já os adultos, praticam atividades lúdicas proporcionadas pelos profissionais da casa e realizam os procedimentos médicos de rotina.

Por ser uma instituição que funciona integralmente, doações de alimentos perecíveis e não perecíveis, produtos de higiene pessoal, fraldas descartáveis, roupas e brinquedos são sempre as mais necessárias, explica Juliana Marcelino. Quem preferir doação financeira, também pode realizar por meio de depósito bancário.

SERVIÇO
Endereço: Casa de Apoio Sol Nascente – Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) (Av. Alberto Craveiro, 2222 – Boa Vista – Fortaleza, CE)
Horário para visitas: 8 às 17 horas | segunda à sexta-feira
Doações:
Agência: 3646-3
Conta Corrente: 11235-6
Titular: Obra Social Nossa Senhora da Glória – Casa Sol Nascente

TEXTO: Anderson Souza (3º semestre – Jornalismo/UNI7) e Vitória Barbosa (3º semestre – Jornalismo/UNI7)
FOTOS: Matheus Abrahão (2º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , , , , , , , ,