SOFTWARE: Um novo momento para o setor da computação

VII Congresso nacional acontece na UNI7 com a perspectiva de abrir vertentes de eventos no ramo da tecnologia na capital cearense

Dentre as autoridades, o reitor Ednilton Soárez, da UNI7, (ao centro) e o secretário Inácio Arruda (à direita) na mesa de abertura do VIII CBSoft (Foto: Bruno Moura)

Um reconhecimento pelas contribuições expressivas na área de Engenharia de Software. Este foi o principal atributo da homenagem ao pesquisador Augusto Sampaio, professor titular do Centro de informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na abertura oficial do VIII Congresso Brasileiro de Software 2017 – CBSoft, na última quarta-feira, 20, no Teatro Nila Gomes de Soárez, na UNI7 – Centro Universitário 7 de Setembro, em Fortaleza.

A cerimônia oficial que abriu o Congresso deu continuidade às atividades que começaram na segunda-feira, 18. A apresentação da Camerata de Cordas da UFC abriu o programa, seguida de premiações e homenagens. A solenidade contou com a presença de autoridades, como o reitor Ednilton Soárez, da UNI7, do secretário Inácio Arruda, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará e o coordenador da comissão local do evento, professor Fernando Antônio Mota Trinta.

Em seu discurso, Fernando Trinta enfatizou o orgulho de ver o evento se transformando em realidade. Ressaltou a importância da equipe e dos voluntários que fizeram o evento ganhar forma. Para ele, o CBSoft foi uma oportunidade para que as pessoas que trabalham com software, pudessem mostrar em seus diferentes temas, o que a cidade tem a oferecer.

Camerata de Cordas da Universidade Federal do Ceará se apresentou na cerimônia de abertura (Foto: Bruno Moura)

Para o professor Marum Simão Filho, coordenador do curso de Sistema de Informações da UNI7 e um dos organizadores do congresso, sediar um evento de tamanho porte, no Centro Universitário, é de extrema importância para os alunos. “É uma oportunidade para eles conhecerem como funciona a área de pesquisa acadêmica. O aluno passa a respirar e conhecer esse universo”, reconhece o coordenador.

Em relação à vertente que o congresso abre para novos eventos na capital, Marum ressalta a importância de que outros comitês passem a se interessar por eventos ligados à área acadêmica. Ele ainda comenta que já ocorre uma procura muito grande para a realização de eventos voltados para o mercado. “O evento está trazendo bastante conhecimento novo, divulgando as pesquisas recentes na área de software”, finaliza.

Lucas Silva, estudante de Design Digital da UFC, Campus Quixadá, e Luan Lima, estudante de mestrado em Engenharia de Software, da UFC, são voluntários no evento. Eles acreditam que, com o congresso, novas oportunidades serão criadas, considerando o volume de participantes, com mais de 400 inscritos.

Professor Marum Filho parabenizou seu colega, Augusto Sampaio, pela homenagem que recebeu da SBC (Foto: Bruno Moura)

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o VIII CBSoft ofereceu ampla programação. Englobou quatro outros grandes eventos já conhecidos pelo público de desenvolvimento de software: XXXI Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software (SBES), o XXI Simpósio Brasileiro de Linguagens de Programação (SBLP), o XI Simpósio Brasileiro de Componentes, Arquiteturas e Reutilização de Software (SBCARS) e o II Simpósio Brasileiro de Teste de Software Sistemático e Automatizado (SAST). Além de palestras, workshops, minicursos e submissões de trabalhos científicos.

O evento é organizado pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em conjunto com a Universidade Estadual do Ceará (UECE), o Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7) e a Universidade de Fortaleza (Unifor). O encerramento será nesta sexta-feira, 22, na UNI7.

Texto: Lya Cardoso (4º semestre – Jornalismo/UNI7)
Fotos: Bruno Moura (Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , , , , , ,