SEMINÁRIO: II Práxisjor fomenta o estudo do jornalismo contemporâneo

Produções do corpo docente e discente do curso de jornalismo da UNI7 figuram entre os trabalhos que serão apresentados no evento

“Identidade (s) Jornalística (S)” é a temática do II Práxisjor – Seminário Internacional Pensar e Fazer Jornalismo. A ação promovida pelo Grupo de Pesquisa Práxis no Jornalismo – Práxisjor, ligado ao programa de Pós-Graduação em Comunicação e ao Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) terá início nesta quarta-feira,19,e se estenderá até sexta-feira, 21.

O evento contará com inúmeros trabalhos que serão apresentados conforme a divisão dos subtemas; Trabalho, Gestão, Narrativas, Ética e Formação no que tangem às práticas jornalísticas contemporâneas. Dentre os trabalhos selecionados quatro deles são de estudantes do Curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

Coordenador do Curso de Jornalismo da UNI7, o professor Magela Lima participa do seminário com o artigo, “Notas sobre o papel (e o lugar) do crítico teatral”. Na pesquisa, ele questiona o lugar limítrofe do crítico de teatro, entre o mundo das artes e mundo do jornalismo com base na trajetória da crítica carioca Bárbara Heliodora.

Magela entende que o evento é oportuno para profissionais e estudantes. Ressalta que, além do campo da pesquisa ser um pilar da formação acadêmica, é fundamental que o estudante tenha a oportunidade de experimentar a prática da melhor forma possível ainda na graduação.

“O alto grau de presença e interesse dos estudantes da UNI7 nessa programação, reforça a qualidade do trabalho que a instituição tem desenvolvido e também aponta para a necessidade ampliarmos oportunidades de iniciação científica”, complementa o coordenador.

O grupo de alunos com trabalhos aprovados no Seminário é composto por Arthur Gadelha e Marcela Benevides, que estenderam suas pesquisas iniciadas na disciplina de Legislação e Ética do Jornalismo. E os recém-formados, Tavares Júnior e João Ricart de Lima, que compilaram suas monografias de conclusão de curso.

Os discentes contaram com a orientação da professora Eulália Camurça, da UNI7, em suas produções. Ela destaca a relevância da produção acadêmica por parte dos alunos. “Considero extremamente importante estimular o interesse dos alunos pelo campo científico. Fiquei imensamente feliz em perceber o desejo deles em fazer estudos para além da sala de aula”, disse a professora.

Atualmente no 5° semestre, Arthur Gadelha enxerga o Seminário como uma oportunidade de iniciar sua trajetória na carreira acadêmica. “É um ramo do jornalismo que tenho interesse, o acadêmico de estudo e, quem sabe, este possa ser o meu pontapé”, prevê o estudante, que apresentará o artigo “O legado das Narrativas de Samuel Wainer para Pensar a Ética no Jornalismo Brasileiro”, que se propõe fazer uma análise das vivências do jornalista brasileiro Samuel Wainer durante sua atuação em meio a uma época em que o código de ética que temos hoje não vigorava.

O evento segue para sua segunda edição e também dispõe de inscrição popular para estudantes e profissionais de jornalismo no valor de R$ 30,00. Além das produções científicas, conferências e mesas com profissionais de instituições de várias regiões do Brasil complementam o encontro.

II PRAXISJOR – Seminário Internacional Pensar e Fazer Jornalismo
Data: Dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018
Horário: 19 horas (abertura)
Local: Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE