Seminário discute passado sombrio do regime militar

Palestrantes e público puderam debater sobre questões que envolvem um dos períodos marcantes da nossa história: a ditadura militar

Discutir sobre os direitos dos desaparecidos e mortos, durante a ditadura militar (1964-1985), um dos capítulos recentes da história do país. Foi com este objetivo que a Justiça Federal no Ceará realizou, nos dias 24 e 25 de outubro, o seminário “Direito à Memória e à Verdade”, no auditório do edifício-sede da JFCE. O evento teve a coordenação do juiz federal Ricardo Aguiar de Arruda e foi realizado pela Escola de Escola de Magistratura Federal da 5ª Região – Seccional Ceará (Esmafe-CE).

Ditadura MilitarDurante os dois dias, o seminário constituiu-se em uma grande aula. Foram debatidas informações técnicas sob a ótica do Direito com a participação de magistrados federais, de comissões locais, nacionais e internacionais que versam sobre essa temática, além de depoimentos de quem foi torturado ou sofreu os infortúnios da censura no regime militar.

O seminário reuniu membros de instituições representativas e de diferentes setores da sociedade para tratar de temas, como “Direito Fundamental à Verdade”, “A Lei da Anistia”, “A Repressão no Ceará” e “A Igreja e a Ditadura Militar”. Entre os palestrantes, estiveram presentes o ex-membro da Comissão Nacional da Verdade, Cláudio Fonteles; a representante da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Sueli Bellato; o jornalista Lucas Figueiredo; o membro da Comissão Estadual da Verdade do Estado do Rio de Janeiro, Wadih Damous; e o titular da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Perly Cipriano.

Ao final dos painéis e das mesas-redondas, foram promovidas rodadas de perguntas, ocasiões em que o público pôde participar do debate, esclarecendo dúvidas e levantando questionamentos sobre o que era discutido em cada palestra.

Soriel Leiros
7º semestre