Notícias

Seminário aborda transparência com gastos públicos para a Copa de 2014

Categoria:

Uni7 Informa

0

Pesquisa revela que Fortaleza é a terceira pior na transparência com recursos públicos voltados para o evento

No jogo da transparência com gastos públicos para a Copa de 2014, Fortaleza está tomando goleada. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Ethos, entidade que trabalha na mobilização de gestores no empreendimento de gestões socialmente responsáveis. Os baixos índices de transparência atingidos na gerência dos gastos públicos para o mundial do próximo ano serão tema de seminário nesta quinta-feira, no auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec). O evento é aberto ao público (ver serviço).

Copa 2014O seminário pretende levar sociedade civil e representantes governamentais e da iniciativa privada para o centro do debate sobre transparência, e chamar a atenção para a importância da integridade no manejo de recursos públicos. A ação também ocorre nas outras 11 cidades onde haverá jogos da Copa do Mundo, e também analisa os gastos com as Olimpíadas de 2016, que serão sediadas no Rio de Janeiro. A pesquisa faz parte do projeto Jogos Limpos.

Uma das constatações da pesquisa é de que há pouca informação disponível sobre os gastos realizados pelo poder público, e mesmo o que existe não é de fácil acesso e nem tem clareza no detalhamento. A avaliação aborda vários pontos, como a existência de matriz de responsabilidade, páginas amarelas (armazenamento de nome, cargo e contatos de todos os responsáveis pela gestão dos recursos), e se estão devidamente publicitados os editais completos de todas as licitações.

As 12 cidades avaliadas foram classificadas em índices que vão de zero a 100. Fortaleza obteve um índice de 13,94, considerado muito baixo pelo Instituto Ethos, ficando à frente apenas de Manaus, com 13,01 e Cuiabá com 10,17. Com exceção de Porto Alegre-RS, que obteve índice de 48,87, considerado médio, todas as sub-sedes da Copa do Mundo de 2014 tiveram um desempenho avaliado como muito baixo.

A atuação dos estados envolvidos com a Copa também foi avaliada. Ao contrário de Fortaleza, o Ceará foi o estado melhor avaliado pela pesquisa. Seguindo os mesmos critérios de análise das cidades, a pesquisa apontou o Ceará como o líder no quesito transparência e acesso à informação, com 65,22 pontos, índice considerado alto, nos critérios de avaliação. Em segundo lugar ficou Pernambuco, com 63,38, seguido por Minas Gerais, com 56,20.

Seminário Transparência na Copa 2014

Onde: Auditório da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec)
Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota
Quando: 24/10, quinta-feira

Programação:

8h às 9h – Boas-Vindas

9h às 11h30 – Afinal, o que é Copa em Fortaleza? Acesso à informação como bem público
Espaço: Auditório Luis Esteves – 5º Andar
Debatedores: Leonino Gomes Rocha (Chefe Substituto da Controladoria Geral da União – Regional CE) / Juraci Muniz Junior (Diretor Geral do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará) / Roberto Cláudio (Prefeito de Fortaleza) / Representante do Governo do Ceará (a confirmar)
Mediador: Caio Magri – Gerente de Políticas Públicas do Instituto Ethos

11h30 – 12h – Assinatura de Compromissos

Adesão da Prefeitura de Fortaleza ao Programa Brasil Transparente

Tags: , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + onze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.