SEMANA DA COMUNICAÇÃO 2015: Blog traz novos ângulos do futebol

Com olhar diferenciado, Rafael Luís consegue reconhecimento no jornalismo esportivo com o “Verminosos por Futebol”

Rafael Luís consegue reconhecimento no jornalismo esportivo com o “Verminosos por Futebol” (Foto: Ricardo Vasconcelos)

Com objetividade e transparência, destacando sua iniciativa empreendedora, que procura fugir do lugar comum e com abordagem exclusiva. Foi assim que jornalista Rafael Luís, autor do blog “Verminosos por Futebol”, revelou para os estudantes da Faculdade 7 de Setembro (FA7), como vem tratando histórias sobre futebol, desde 2012. Nesta terça-feira, 8, ele conversou sobre o tema “Empreendedorismo em Webjornalismo”, na Semana de Comunicação/2015. Expôs para os alunos o crescimento do blog na internet – http://www.verminososporfutebol.com.br/ -, por meio de pautas pouco referidas na mídia esportiva.

Ao avaliar que o jornalismo esportivo no Ceará trata sempre dos mesmos assuntos, como contratações, resultados de jogos e as principais rodadas dos campeonatos, Rafael, em seu blog – que conta com a parceria da sua esposa, a publicitária Larissa Cavalcante -, aborda pautas consideradas desimportantes para os grandes veículos de comunicação.

Por exemplo, times de bairros em Fortaleza, com uma série de reportagens no hotsite “Futebol de Raiz” – http://www.verminososporfutebol.com.br/tag/futebol-de-raiz/. Como resultado de “garimpar e trabalhar histórias”, a primeira reportagem da série, com o cearense Flávio Aurélio Silva, cego, que é técnico de um time amador do Bom Jardim. Os direitos da história foram adquiridos pela revista inglesa “Four Four Two”, uma das mais conceituadas publicações sobre futebol. Rafael acredita ser esse o sucesso de seu blog, que hoje atrai anunciantes e reconhecimento na área.

Paloma Magalhães
4º semestre