SEMANA DA COMUNICAÇÃO 2015: Sociabilidade comprometida pelo uso de dispositivos móveis

Relação dos jovens por meio do uso do celular foi o tema de palestra da pesquisadora Amanda Nogueira

As mudanças tecnológicas dos últimos tempos e a relação entre as pessoas estão em constantes mudanças. E foi para refletir sobre estas alterações que
Amanda Nogueira falou para os alunos da Faculdade 7 de Setembro (FA7) na quinta feira 10, na Semana da Comunicação 2015. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Amanda realiza pesquisa com jovens de Fortaleza, em relação ao impacto que as tecnologias móveis têm sobre as juventudes.

Amanda estuda grupos de jovens que têm suas relações formadas por meio do celular (Foto: Layana Vale)

(Foto: Layana Vale)

A pesquisa começou ainda em 2007, época em que ela aponta como o inicio gradativo de um aumento do uso dessas novas tecnologias no dia a dia. Durante a palestra alguns dados foram mostrados, como a 3ª posição do Brasil no ranking de tempo do uso do celular. Segundo Amanda, o celular atrapalha as interações, não possibilita uma comunicação estendida, uma comunicação presencial e que acaba existindo uma dicotomia entre, quem usa a tecnologia e quem não usa.

Com o tema ”Compreender, no campo da sociabilidade como são tecidos os vínculos gerados pelo uso do celular entre os integrantes da família”, Amanda estuda grupos de jovens que se denominam como ”Família” e têm suas relações formadas por meio do celular. “Esses grupos de jovens se reúnem em turmas pelas praças da cidade. Os vínculos e os encontros desses grupos só são possíveis pelo uso de celulares e dispositivos móveis”, ressalta a pesquisadora.

Outras questões relacionadas ao tema também foram discutidas durante a palestra, como o uso do celular nas salas de aula e o número de pessoas que ainda não têm acesso à internet no Brasil.

Dyego Viana
2º Semestre