SEMANA DA COMUNICAÇÃO 2015: Na redação publicitária, a dificuldade e o bom uso do humor

Júlio Temporal trás um pouco da experiência do mercado para os estudantes(Foto: Ricardo Vasconcelos)

Uma reflexão sobre o uso do humor na comunicação publicitária. Assim pode ser avaliada a proposta do publicitário Julio Temporal, para a palestra ‘’O humor na criação publicitária”, no segundo dia da Semana da Comunicação 2015, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), nesta quarta- feira, 9. Formando em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Estácio/FIC, e atual redator publicitário da agência Slogan Publicidade, Julio está no mercado publicitária há quase dez anos.

Sem esconder a paixão pelo humor na publicidade Julio já foi premiado diversas vezes pelo trabalho desenvolvido como redator publicitário. “O humor na publicidade é uma ferramenta muito forte”, afirma. Apesar de ter passado por experiências em outras cidades e em grandes agências e grupos de comunicação como Rede Globo, ele destaca o humor como questão cultural, ainda mais no Estado do Ceará.

O publicitário usou exemplos de comerciais locais e de outros países, comparando e mostrando as diferenças entre eles. E destacou a dificuldade de se trabalhar com o humor no Brasil. “O Brasil anda muito moralista. O limite do humor vai até onde não atinge ninguém”, afirma.

Para ele, há uma dificuldade, muitas vezes, em se fazer um comercial em Fortaleza, por conta dos recursos. Julio ainda deu dicas para os alunos que têm interesse no segmento de criação e redação. “Busquem se alimentar de outras áreas para que vocês tenham interesse,” apontou. Por último, destacou que uma das maiores dificuldades ao concluir o curso foi a de não ter portfólio. “Não tinha meu portfólio. E, ainda assim, ia às agências mesmo sem ter marcado reunião, para mostrar meu trabalho”, lembrou.

A estudante do curso de Publicidade e Propaganda da FA7, Sarah Jessica, 23, comentou sobre a palestra e o que ela pode aproveitar sobre o assunto discutido. “A área em que pretendo atuar é a de atendimento. E o que temos que fazer, é abrir a mente para outros campos e também para o humor”, disse. Ao final da palestra, Julio tirou dúvidas dos alunos, sobre as possibilidades do humor e conteúdo criativo.

Ivan Lucas
4° semestre