SEMANA DA COMUNICAÇÃO 2015: Jornalista defende atuação em multiplataformas

A partir de experiências em diferentes áreas do jornalismo, Bruno de Castro ressalta a importância do multimídia

Uma reflexão sobre a multifuncionalidade e as multiplaformas no jornalismo atual. Esta foi a proposta do jornalista Bruno de Castro para a palestra ‘‘O perfil do novo jornalista”, no encerramento da Semana da Comunicação 2015, da Faculdade 7 de Setembro (FA7), nesta sexta-feira, 11. Formado em Jornalismo pela Faculdade Integrada Geral de Fortaleza(FGF), com especialização em jornalismo político, Bruno atualmente é assessor de comunicação do Tribunal de Justiça. No mercado da comunicação, ele atua desde o primeiro período da faculdade.

Com experiência em diferentes áreas do jornalismo – jornal impresso, rádio, produção de TV -, atualmente investe em assessoria. ‘’Não me consigo ver fazendo outra coisa. Adorava o impresso, mas, sai para atuar no campo eleitoral’’, disse. A experiência no campo político fez com o que o jornalista refletisse sobre a falta de estrutura para executar o trabalho durante o período eleitoral. “Por muitas vezes, cheguei a parar em posto de gasolina, no meio da estrada, para ter acesso à internet’’, lembra”.

Bruno Castro atua como assessor de comunicação do Tribunal de Justiça (Foto: Layana Vale)

Bruno Castro atua como assessor de comunicação do Tribunal de Justiça
(Foto: Layana Vale)

Durante a passagem pelo o jornal O Estado, Bruno – que também trabalhou no jornal O Povo – viveu experiências onde tinha de editar matérias, revisar, produzir e ser o repórter. Ressaltou a importância do consumo de informação diferenciado por cada receptor, e a forma com que os portais se adaptam para alcançar seus respectivos públicos. Para ele, é preciso saber para quem se escreve e “conhecer o público é algo básico, não há como chegar a um lugar sem conhecer o público. A qualidade do consumo de hoje é diferente do que eu consumia na faculdade’’, disse”.

Segundo Bruno, o profissional de multiplataformas tem que estar preparado para atuar em diferentes campos. Com o crescimento das redes sociais e de grandes portais on-line, o jornalista tem que estar ‘antenado’. “A pauta não cai na sua mão à toa. Não existe esse perfil de resistência do jornalista e todo mundo tem que se reinventar. Você não sabe como a internet se porta, não sabe até onde ela vai te levar”, observa.

Para o jornalista, palestra como a que deu é muito importante, não só para o aluno, mas para ele também. Há uma troca de informações muito importante. “Toda vez em que venho para conversar, seja com que está começando ou com quem já está perto de sair, não são apenas vocês que aprendem. Quando se está aqui, do outro lado, sai pensando nessa troca. A gente se condiciona a pensar dentro da caixinha e esse tipo de discussão faz com que abra nossa cabeça’’, ressalta. Ao concluir a palestra, Bruno deu dicas de livros e cursos para os alunos.

Ivan Lucas

4º semestre