Notícias

SEMANA DA COMUNICAÇÃO 2015: De leitor a produtor de conteúdo

Categoria:

Uni7 Informa

0

Segundo Marília Cordeiro, transformar participação em informação é o desafio diário do jornalismo colaborativo

rsz_dsc_0049

A jornalista conversou com alunos de Jornalismo e Publicidade da FA7 (Foto: Layana Vale)

“Jornalismo Cidadão: colaborador ou impostor da boa pauta?”. Foi com essa pergunta que Marília Cordeiro, coordenadora do G1 CE, falou sobre como pessoas comuns estão fazendo, o que antes era privilégio de jornalistas: notícias. A palestra aconteceu no estúdio de TV, no final da noite desta quarta-feira, dia 9, na Faculdade 7 de Setembro (FA7).

A jornalista disse que sempre existiu o jornalismo colaborativo, mas atualmente há muito mais canais e plataformas disponíveis para o leitor mandar sua contribuição. Além disso, apontou os cuidados básicos que o repórter na redação precisa ter, diante de materiais enviados por leitores, que são: checar, avaliar a veracidade, a autoria, saber se é um conteúdo inédito e analisar o contexto.

Segundo a coordenadora do G1, cada veículo desenvolveu sua plataforma para acompanhar essa tendência e o que faz a diferença é transformar a participação em informação. “O público tem uma capilaridade enorme. São os nossos olhos em todo lugar. Então, é muito bacana trabalhar com esse conteúdo”, afirmou Marília.

Ana Clara Jovino
6º semestre

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × um =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.