SEMACOM: Projeto de incentivo à leitura ganha destaque na programação

As doações são destinadas à instituições de acolhimento e conta com o apoio de aproximadamente trinta voluntários

Há quatro anos, numa bela manhã de domingo, a pedagoga e acupunturista Lúcia Silveira teve uma inspiração: resolveu dar um destino relevante às sobras das plantas que eram colocadas no lixo durante a manutenção do jardim da casa dela. Como estava próximo da semana da criança, pensou Lúcia, “vou trocar mudas de plantas por brinquedos e fazer uma doação”. Daí nasceu o Projeto Plantando Bem.

Esta semana, por intermédio da Adeline Teodosio, ex-aluna da UNI7, que atua como voluntária no projeto, a iniciativa fez parte da Semana da Comunicação 2019, dos cursos de Jornalismo e Publicidade do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

No 5º andar do prédio, o projeto atraiu a atenção e os olhares dos estudantes. Camila Carvalho, estudante de administração, conta que a ação é válida e interessante para a sociedade, pois é uma forma de espalhar conhecimento através do simples hábito do pensamento coletivo.

Lúcia afirma que todos saem ganhando na história, desde a planta, que recebe um novo destino, até a pessoa que doa e as instituições que recebem o que estão precisando. Para ela, a junção das mudas e doações é um casamento perfeito para a solidariedade, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

O foco do Plantando Bem é ser voltado para crianças, atuando em comunidades e realizando diferentes eventos socioeducativos, como ações que tratam de educação, questões ambientais, sustentabilidade, arte, cultura e práticas do cidadão. “O projeto, acima de tudo, é um pensamento do todo”, salienta Lúcia. E, além de apoiar outros projetos sociais, eles promovem o incentivo à leitura e o combate ao abuso sexual e infantil.

Hoje, o projeto desenvolve o compartilhamento de livros em vários pontos das cidades, por meio de geladeiras compartilhadas, que se tornou uma ferramenta pedagógica. Para Lúcia, “cria-se uma sociedade mais crítica, mais justa, através desse pensamento de compartilhar”. Colocam livros à disposição da população de forma gratuita, estimulando o hábito de ler e praticar a cidadania.

Listagem das Bibliotecas/Geladeiras compartilhadas:

Unifor (Parada de ônibus) – Washington Soares 1321 – Edson Queiroz

Reitoria UFC (Parada de ônibus) – 13 de maio 2853 – Benfica

Albertu’s Restaurante – Av. Rad. José Lima Verde 746 – Barra do Ceará

Estácio Fic Corpus (Parada de ônibus) – Rua Eliseu Uchôa Beco 600 – Manibura

Estácio Fic / Jóquei – Parada de Ônibus – Av. Senador Fernandes Távora 137 – Jóquei Club

Casa Menino Jesus – Rua Gonçalves Ledo 1535 – Centro

Fundação Sintaf (Poço da Draga) – Av. Alberto Nepomuceno 2 – Centro

Conjunto habitacional Dom Hélder Câmara – Rua Dom Helder Campos 80 – Carlito Pamplona

Colégio Cida – Travessa Marrocos 145 – Lagoa Redonda

Conjunto Boa Esperança – Rua Costa Manso 22 – Barra do Ceará

Hemoce – Av. José Bastos 3390 – Rodolfo Teófilo