SEMACOM: Jornalistas debatem papel do jornalismo na comunicação virtual

Com foco no mercado de trabalho e nas formas de se ensinar o jornalismo, palestrantes trazem uma nova visão do que é ser profissional nos dias de hoje

O tema ‘Jornalismo e Mídias Sociais’ reuniu três jornalistas de diferentes áreas da comunicação no mesmo debate: professor Rafael Rodrigues, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará (UFC); Glenna Cherice, do O Povo Online, e Mauro Costa, sócio-fundador da AD2M Engenharia de Comunicação. O debate, produzido pelos alunos da disciplina Projeto em Mídias Convergentes, do Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), fez parte da programação da Semana da Comunicação 2019, na quinta-feira, 7.

Durante o evento, foram discutidas algumas temáticas como mercado de trabalho para a comunicação, a crise no jornalismo e o papel do jornalista depois da chegada da internet.

A jornalista Glenna Cherice, ex-aluna da UNI7, e coordenadora do O Povo Online (portal de notícias online do Grupo de Comunicação O Povo), destacou o poder do compartilhamento de dados e informação. Citando o jornal local no qual trabalha, a palestrante explicou o funcionamento do portal na internet, e a forma como se comunica. Segundo Glenna, “o jeito de se comunicar mudou no mundo inteiro, e, enquanto comunicadores, precisamos entender e dominar esta nova forma”.

Rafael Rodrigues apresentou diferentes questões sobre o cenário das tecnologias. Uma delas é a que autores têm chamado de “plataformização” de todos os serviços e necessidades humanas. O professor situou ainda, como os atos jornalísticos influenciam em uma sociedade tomada pela desinformação e Fake News (desinformação/conteúdo falso).

Professor Rafael explicando como as mídias tradicionais estão ficando de lado

E para fechar a rodada, Mauro Costa, gestor e empresário da AD2M, abordou o tema “Jornalismo em tempos de crise e as novas formas de comunicação”. Mauro promoveu um debate sobre a pós-verdade hoje, e como a população está cada vez mais autônoma na produção de informação. E comentou, ainda, como o mercado de comunicação atual está recebendo novos olhares. Os palestrantes finalizaram suas falas, e, em seguida, participaram de uma rodada de perguntas feitas pelos participantes.

Professor Mauro Costa apresentando mudança na comunicação

Texto: Victor Dutra (3º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Cadu Franco (4° Semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: , , ,