SEMACOM: Ambev aposta em marketing de sucesso e dá dicas para estágios
Base na cultura meritocrática, sangue no olho e vontade de fazer acontecer são características essenciais para quem pensa em estagiar na maior cervejaria da América Latina
Em linguagem objetiva e direta, Isabel Fronzoni, coordenadora de marketing da Ambev, explicou as fases e etapas que formam um marketing de sucesso, nesta terça-feira, 5, às 19 horas, no Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7). Isabel falou ainda sobre como funcionam os projetos de estágio da empresa e as oportunidades que os profissionais têm de crescer dentro dela. Um exemplo dessas oportunidades é a própria Isabel: ela começou como estagiária em São Paulo, quando ainda estava na faculdade e hoje assume o cargo de coordenadora de marketing.
A palestra antecede a visita técnica à Ambev, que os estudantes da UNI7 terão a oportunidade participar dia 28, no período da manhã. Na visita será possível conhecer a história da fábrica, acompanhar o processo produtivo, além do momento de degustação dos produtos. Essa aproximação com a empresa foi pensada pelo setor de Estágios e Carreiras da UNI7, que visa a encaminhar os estudantes para o mercado de trabalho.
Após falar sobre sua história, Isabel comenta sobre a importância do marketing para o sucesso de uma marca. Para a palestrante, é o marketing que define como determinado produto vai se apresentar ao mundo, e para isso existe toda uma ciência por trás, que estuda desde a história do fabricante até os desejos do consumidor.
Nesse contexto, uma campanha pode ser dividida entre identidade visual, que engloba a forma como a marca se apresenta ao cliente, desde a logo até as cores. Já a ideia criativa é como a marca quer ser vista, se de modo descontraída, é possível usar memes e trocadilhos na campanha, se de forma tradicional, o marketing vai para um viés mais formal.
Isabel ressalta, além disso, que existem inúmeras estratégias comerciais por trás de uma campanha. Uma delas é o Equity que procura ganhar o consumidor por meio da história e da credibilidade da marca. Outro método é o Passon Point, que consiste em abordar na companha as paixões do público, como o futebol no caso das cervejas. Após esses processos bem definidos, chega o momento de escolher qual o meio de comunicação mais apropriado para a veiculação das publicidades.
A coordenadora comenta também sobre o Brand Ideal, que se baseia no papel da marca na vida das pessoas. O método busca criar um vínculo com o consumidor ao trabalhar um produto que cruze os valores da marca com os valores do cliente. Para finalizar, a palestrante explica sobre os Benefícios Funcionais do produto, que consistem na composição do item em relação a sua fórmula, no caso das cervejas seria o sabor e efervescência. Por outro lado, os Benefícios Emocionais são as sensações que o produto proporciona ao usuário. Todos esses planos e metodologias definem a aceitação ou recusa do público ao produto, também como o alcance e sucesso da marca.
Estágios e Carreiras
Isabel Fronzoni enfatiza ainda que a Ambev tem uma cultura meritocrática para com seus funcionários. “Você faz o seu cargo ter o tamanho que você quer que ele tenha”, afirma a palestrante. Ela diz também que sangue no olho e vontade de fazer acontecer são características essenciais para quem pretende ser estagiário na Ambev.
A ex-aluna de Publicidade e Propaganda, Virginia Ancorado, comentou sobre sua experiência como estagiária na Ambev e garante que é uma oportunidade válida e motivadora. “É uma escola estagiar na AMBEV”, afirma a publicitária.
Os estudantes que pretendem buscar orientação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho devem se direcionar ao setor de Estágios e Carreiras (Sala GP01 – Ao lado da Secretaria no 2° andar)
Texto: Keyss Morais (2° semestre – Jornalismo – Uni7)
Fotos: Divulgação/UNI7