Notícias

SEM ESTRESSE: O bar nosso de cada dia e sua contribuição para o bem-estar

0

Promover relaxamento faz parte do cotidiano do Granada, que vê na medida um diferencial de quem opera no setor de alimentos e bebidas

A localização é privilegiada: em frente ao bucólico Passeio Público. O Bar Granada funciona há 15 anos no atendimento a fiéis clientes e é parada obrigatória dos que frequentam a Associação Comercial do Ceará (ACC), seu vizinho mais tradicional.

Pela localização e frequência, o Granada também atrai moças em busca de diversão (Foto: Eduardo Maranhão)

Francisco Soares, o administrador do espaço, trabalha no local há mais de uma década e diz manter a mesma vitalidade inicial e o gosto de bem servir no atendimento aos clientes. “É certo que o movimento caiu muito por conta da crise”, relata, mas não gosta de reclamar e fala com orgulho de ser um dos poucos que ainda operam no segmento, haja vista que os bares que ali se situavam deram lugar a clínicas médicas e empresas do ramo da saúde.

Considerando que os bares populares, além do tradicional fornecimento de alimentos e bebidas, também estão voltados ao lazer urbano, à convivência social e ao relaxamento, o Granada cumpre o seu papel. Funciona diariamente, sem interrupção em finais de semana ou feriados, de 08 às 19 horas.

O vendedor ambulante de óculos Francisco José, de 44 anos, disse que está todos os dias no Granada. Ele faz dali um ponto de apoio, onde se refresca do calor que enfrenta em sua lida diária. Informou que chega a ir mais de uma vez ao dia, apenas para descansar e beber a sua cerveja bem gelada, uma das marcas do bar.

Pela localização e frequência, o Granada também atrai moças em busca de diversão. Alguns poucos clientes utilizam-se desse serviço, mas a maioria deles – pessoas acima dos 40 anos, vai para fugir do stress, encontrar amigos e “jogar conversa fora”.

Lateral do Bar Granada, vizinho da Associação Comercial do Ceará (Foto Eduardo Maranhão)

O maior ponto de atração é a radiola de ficha, conhecida pelos frequentadores pela marca – Jukebox. Nos tempos de Spotify, onde, por meio digital, via aplicativo, as músicas podem ser navegadas por artista, álbum, gênero, gravadora e outros atributos, a Jukebox é uma espécie de precursor, com funcionamento simples e sem uso da internet. Ao custo de R$ 1,00, é possível ouvir duas músicas e a máquina aceita programação maior, a partir da inserção de cédulas ou moedas. A seleção musical é vasta e abrange gêneros diversos. Mas, o que mais se pede, de acordo com Soares, é a música brega. “Até o cantor Falcão já esteve aqui para ouvir brega”, disse.

De acordo com um dos representantes locais das máquinas Jukebox, Roberto Júnior, 42 anos, o equipamento vem tendo grande aceitação no mercado. Hoje, bares populares e boites têm solicitado o aparelho, que é alocado sem custo, havendo uma remuneração ao proprietário, correspondente a 30% do faturamento total. “Temos demanda em todo o Ceará, mas o Centro de Fortaleza e os bairros mais afastados são os que mais nos requisitam, acrescentou.

O Bar Granada também tem como proposta realizar eventos e libera o espaço para algumas festas. Flávia Chagas, consultora de empresas, esteve no bar para conversar com o administrador, a fim de obter informações para a realização de uma Festa Brega. “A ideia é aproveitar a simplicidade do lugar, a facilidade de estacionamento e a música garantida pela Jukebox e reunir os amigos para um dia diferente, de muita diversão e riso”, afirmou.

Serviço:
Alguns bares populares com Jukebox no Centro de Fortaleza:

  1. Bar Granada – Rua Major Facundo, 19
  2. Bar Siriguela – Rua 24 de maio, 806
  3. Bar São Miguel Arcanjo – Av. Imperador, 1084
  4. Bar do Glayton – Rua General Sampaio – Praça da Estação

 

Texto: Ana Cláudia Lemos (5º Semestre – Jornalismo)
Foto: Eduardo Maranhão (3º Semestre – Publicidade)

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.