SBBD: Soluções para experimentos com base em bancos de dados

Foram apresentadas aplicações práticas de como a Ciência da Computação pode auxiliar em outras ciências, no caso as do campo da natureza

O desenvolvimento de aplicações computacionais para o auxílio no trabalho de biólogos. Este foi o tema central do discurso sustentado pelo professor Daniel Oliveira, que ensina Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense (UFF). O docente foi o convidado da noite da segunda-feira, 7, do 34º Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD), organizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com o Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7).

A palestra antecipou a abertura oficial do Simpósio na última terça-feira, 8. “Quando a bioinformática encontra os bancos de dados: conquistas e lições aprendidas” foi a temática apresentada aos participantes no Teatro Nila Gomes de Soárez.

A ideia, como explica o professor Daniel, é justamente auxiliar os biólogos que necessitem de simulações computacionais para um determinado experimento. “A gente tenta facilitar a vida deles para que eles não percam tempo com programação, desenvolvimento de aplicativos”. Dessa forma, o trabalho dos profissionais se limita a uma especificação textual, ou definição intuitiva dos processos que ele deseja executar.

Pós-graduando em Computação pela UFF, Luiz Gustavo veio para acompanhar o evento e diz que encontrou uma cidade calorosa e receptiva. Já em relação à palestra, exalta o aprendizado. “Adorei porque a gente consegue perceber algumas nuances que a gente não via”, destaca.

Já o professor Marum Simão, coordenador do curso de Sistemas de informação da UNI7, destacou a importância do Simpósio. “É o maior evento acadêmico de pesquisa no Brasil na área de dados”. O coordenador ressalta ainda que os alunos da UNI7 puderam participar do evento como ouvintes, acompanhando defesa de trabalhos e palestras, além da possibilidade de serem voluntários.

A 34ª edição do SBBD seguiu até o dia 10, agregando a comunidade acadêmica nas dependências da UNI7.

Texto: Eli Naftali (7º semestre – Jornalismo / UNI7)

Foto: Marcelo Arruda (4º semestre – Publicidade/UNI7)

Tags: , , , , ,