Notícias

SAÚDE: Idosos exercitam corpo e mente na Vila Betânia

Categoria:

Uni7 Informa

0

Projeto para lazer e ginástica na praça da capela Nossa Senhora de Fátima

Cedo da manhã, atividade física sob orientação de bombeiros (Fotos: Athila Nepomuceno)

Cedo da manhã, atividade física sob orientação de bombeiros (Fotos: Athila Nepomuceno)

Sol nascendo, pessoas saindo para o trabalho, carros trafegando pela rua e idosos se exercitando. Disposição é o que não falta ao amanhecer do dia. ‘’Chego cedo, por volta de 5h45. Até começar a ginástica, que se inicia às 6 horas, faço minha caminhada’’, conta a aposentada Maria Rodrigues, de 83 anos. Assim como Maria, outras duas idosas chegam ao mesmo horário e aproveitam para conversar e se exercitar antes da ginástica.

Essa rotina acontece todas as segundas e quartas-feiras na praça da capela Nossa Senhora de Fátima, na comunidade Vila Betânia, no bairro Parangaba. Quando se aproxima das 6 horas, os idosos já estão prontos para iniciar a atividade do dia, com o acompanhamento de um bombeiro.

O Projeto Saúde Bombeiros e Sociedade do Corpo de Bombeiros já existe há dez anos na comunidade. A pensionista Benedita Teixeira, responsável por coordenar o projeto na Vila Betânia lembra que é preciso ter um responsável civil para que o projeto possa ser realizado, juntamente com um responsável militar do Corpo de Bombeiros. “Dessa forma, fica melhor articular e controlar os participantes do projeto e ser um elo entre os bombeiros e o nosso grupo’’, complementa.

O grupo conta com a participação de cerca de 30 idosos. A duração da ginástica é de uma hora e o tempo do exercício ainda parece ser pouco para tanta disposição e animação que o grupo apresenta.

Para participar da ginástica é preciso o interessado trazer um atestado médico que confirme o idoso estar apto a fazer atividade física de porte leve. ‘’Hoje, são beneficiadas cerca de 50 mil pessoas em todo o Estado, com este projeto do Corpo de Bombeiros. Iniciamos por volta de 1992 e sabemos o quanto isso tem sido bom para todos eles’’, diz Neudjam Nascimento, sargento da 1ª Seção de Bombeiros, Quartel Central.

Além dos encontros para exercitar o corpo, são realizadas atividades de lazer nos finais de semana, como passeios para museus, viagens e também confraternizações. ‘’Quando tem aniversário de alguém do grupo, nós sempre fazemos uma cota e organizamos uma festinha. É um momento muito bom. Aqui somos como uma família e isso fortalece mais nossa amizade’’, compartilha Eliane Ferrer, dona de casa e recém-chegada ao grupo.

Na avaliação da educadora física Rayssa Medeiros, é muito bom para o idoso praticar exercícios físicos, pois fortalece os ossos, as articulações e ainda ativa a mente. “O momento que eles têm, além da ginástica, também é importante para a socialização e lazer. Então, posso dizer que é melhoria em todos os sentidos’’, avalia a educadora física.

Athila Nepomuceno
3º Semestre

Tags: , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.