SAÚDE: Academia no bairro Guararapes adapta aulas para modalidade remota

Texto, Uni7 Informa

Diante do decreto do governo estadual, equipe da Live State viu alternativa no ensino online

Adaptar as atividades para modalidade on-line, em virtude do decreto estadual, restringindo os horários de funcionamento das academias. Foi esta a motivação que a esquipe de professores da Academia Live State, no bairro Guararapes, teve para manter a frequência dos alunos. A adoção das aulas a distância foi tomada para contemplar os frequentadores, possibilitando-os dar continuidade a sua rotina diária de exercícios.

Para o professor Henrique Morais “os exercícios devem ser acompanhados de uma dieta saudável”

Após o comitê que delibera sobre os decretos estaduais no Ceará decidir por novas medidas de isolamento social rígido, a academia viu a necessidade de se reinventar. Por isso, a equipe criou uma série de aulas online para garantir que os alunos da academia não perdessem sua rotina de treinos.

Reagan Felix, instrutor da academia, disse que uma rotina de exercícios físicos é aconselhável, independente de isolamento social rígido: a atividade física melhora a capacidade cardiorrespiratória, fortalece os músculos, ossos e articulações, além de prevenir lesões”.

Seguindo protocolos, frequentadores voltam à academia,
situada na rua Mariinha Holanda, no bairro Guararapes

O professor ainda ressalta que o isolamento social abre espaço para sinais de depressão, o que aumenta a importância de uma rotina de exercícios, além de contribuir para uma melhora na concentração.“ Muitas pessoas, que ficaram isoladas por muito tempo, começaram a apresentar sinais de depressão. E os exercícios físicos são importantes nesse momento para distanciar os pensamentos depressivos. E também ajudam em um aumento da concentração do indivíduo.”

Felix afirma ainda que a atividade física diminui os níveis de estresse. “Devido à liberação de alguns hormônios durante a atividade e também depois. O hormônio em questão é a serotonina, mais conhecida como o hormônio do prazer.” As palavras do professor Reagan são reforçadas por uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) que constatou o fato de que o Brasil lidera os casos de depressão e ansiedade durante a pandemia do novo coronavírus. A pesquisa foi feita em onze países.

Professor Reagan Felix, ao centro, com camisa da Live State e máscara branca

Quem também dividiu sua percepção sobre o assunto foi o também professor de educação física, Henrique Morais, que percebe as atividades físicas como uma válvula de escape das tensões do cotidiano. Em relação ao isolamento social rígido, o instrutor defende a execução de exercícios físicos de baixo impacto. “Para uma realidade de isolamento, tentar fazer uma sequência de abdominal, flexão e agachamento. São exercícios básicos que você pode fazer e observar até onde seu corpo aguenta”.

Morais aconselha ainda que a rotina de exercícios físicos seja acompanhada de uma alimentação equilibrada e saudável. O recado dos profissionais da Live State afirma o compromisso da academia com o bem-estar físico e emocional de seus alunos e da sociedade em si.

Academia Live State

Endereço: Rua Mariinha Holanda, 185

Texto: Cesar Rodrigues (3° semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,