SALA DE NOTÍCIAS: Prática profissional em fechamento de revista

• _DSC0037
  • _DSC0054
  • _DSC0064

Trazer os conceitos aprendidos em sala de aula para a prática profissional é a proposta emomento onde as duas realidades se alinham

Simular a realidade da redação é o intuito da Sala de Notícias, iniciativa da Faculdade 7 de Setembro (FA7) para aprimorar os alunos de comunicação ao mercado de trabalho. A noite da sexta- feira, 27, foi voltada para o fechamento da revista “Matéria Prima”, oportunidade se revelou como ótimo momento para o crescimento profissional. Onervosismo do deadline de texto e fotos foi ampliado com o apagão que desligou todos os computadores do laboratório. O trabalho foi concluído quando a energia retornou e contou com o apoio do gerador da FA7.

Alunos das disciplinas “Jornalismo Especializado I” e “Design Editorial” se uniram para fechar matérias elaboradas por eles mesmos. De um lado, estudantes que foram à rua cobrir suas pautas; do outro, alunos que, usando a criatividade, diagramam os textos nas páginas da revista.

Para o professor Diego Henrique, a interdisciplinaridade é fundamental. Ele também destaca a produção estudantil. “São os alunos que produzem tudo. Os professores apenas orientam esse processo”, comenta. Participaram ainda da Sala de Notícias, os professores Tarcísio Bezerra, do Design, e Miguel Macedo, do Jornalismo e editor da Matéria Prima.

Na missão de auxiliar os professores, a presença de alguns dos bolsistas e voluntários do Brado (agência experimental da FA7), contribuíram para o fechamento da revista na Sala de Notícias. Deleon Hyppolyto já participou do momento como estudante, mas agora é monitor. “A troca de experiência entre as disciplinas é muito importante. Essa convivência traz coisas muito boas”, afirma.

Produção

O estudante de Jornalismo Júnior Tavares conta a história do Seu José, peixeiro, que há anos gosta de ensinar a prática da pesca. Tavares acredita que o momento é uma grande oportunidade de crescimento profissional. “Ter a noção de tempo para editar e fechar as matérias é difícil, mas aqui estamos aprendendo isso”, relata.

A aluna Ana Vitória Reis tem o pensamento semelhante. Para ela, a ocasião deve ser aproveitada ao máximo. “A faculdade sempre é mais teórica do que prática. Mas, aqui estamos nos alinhando à realidade profissional”, comenta.

As exigências que o mercado faz aos jornalistas é o que destaca o aluno Caio Túlio Costa. “As multitarefas que o jornalista agora é obrigado a saber é uma questão importante. A Sala de Notícias traz para nós esse novo perfil que devemos ter”, diz.

Magno Paz concorda. Para ele, a prática do jornalista multitarefas ainda durante a faculdade é fundamental. “A gente tem que saber fazer agora todas as partes”, comenta o estudante.

Bruna Cruz destaca em sua matéria a relevância que as vendas de picolés trouxe para a vida do Seu Olavo. A estudante considera o momento marcante não apenas para os alunos, mas também para os entrevistados. “Eles nos contaram um pouco da história de vida de cada um deles. Essa experiência é muito impactante”, afirma.

Evento

A Sala de Notícias acontece em dois momentos no semestre. Tem como produtos o jornal “Papiro” e a revista “Matéria Prima”.

Conheça algumas das edições anteriores:

Jornal Papiro: http://bit.ly/1IiouxG
Revista Matéria Prima: http://bit.ly/1It0MJS