ROTEIROS2017: Maranguape recebe 3ª edição do Projeto Roteiros

Reverenciada por ser a terra de Chico Anysio, a cidade recebeu estudantes de Comunicação da Uni7 que conheceram outros personagens, o patrimônio e a história dos maranguapenses

Alunos e professores no corredor da Praça Capistrano de Abreu

A Igreja Matriz de Marangupape recebeu um público diferenciado naquela manhã. Alunos e professores do curso de Comunicação Social da UNI7 se reuniram na praça da igreja no sábado, 8, para a 3ª edição do Projeto Roteiros. Mais que uma visita turística, a cada edição os estudantes realizam um registro social, cultural, econômico e religioso de uma cidade do interior do estado, elaborando conteúdo com convergência de mídias (site, fotografia, texto publicitário e rádio).

O Roteiros deste ano contou com a consultoria do gerente de turismo de Maranguape, Alexandre Cabral. O turismólogo esteve disponível para conversar com os participantes sobre a produção das pautas, auxiliando na obtenção de fontes. Cabral falou sobre a importância da proposta do projeto: “Acredito que esse Roteiros em Maranguape vai despertar em muitos dos estudantes que estão participando, uma sensibilidade maior para o olhar com o patrimônio histórico e os anseios da população do município”.

Para quem estava participando pela primeira vez, o pensamento foi o mesmo. Segundo Bianca Kethulen, do 5º semestre de Jornalismo, poder sair do ambiente acadêmico para colocar em prática o aprendizado foi essencial. “Sempre tive vontade de participar, mas antes sempre estive trabalhando nos dias de viagem. Sair da teoria, da rotina, e exercer o que um jornalista faz no dia a dia é muito enriquecedor para nós, que ainda estamos aprendendo. Realizar pauta em campo, com pessoas que nunca tive nenhum contato é muito interessante”.

Pedim do Som, um dos personagens entrevistados pelos estudantes, é conhecido na cidade pelos seus anúncios que vão desde aniversários até enterros

A escolha das pautas tem temática voltada para o cotidiano dos cidadãos, estabelecimentos conhecidos e personagens únicos da cidade. Do centro à serra, os alunos exploraram pontos de Maranguape à procura de pessoas para entrevistar e locais para fotografar, como a estátua de Chico Anysio, situada na praça Capistrano de Abreu, e o Solar Bonifácio Câmara, prédio datado do século XIX, onde funciona a biblioteca pública.

Personalidades populares também tiveram destaques nas pautas. O marceneiro Messias Lourenço foi uma das fontes entrevistadas pelos alunos. Irmão do violinista maranguapense Manassés, o carpinteiro de 72 anos recebeu uma equipe de estudantes para falar sobre sua vida, seu trabalho e seus sentimentos sobre a cidade. Os estudantes conversaram ainda com personagens conhecidas na cidade como o jornaleiro Mamão, e Pedim do Som anunciando produtos, aniversários e convite de enterro.

Ao começo da tarde, as atividades foram encerradas. Após a entrega do material, os alunos receberão um certificado de 16 horas complementares. O propósito é que todo o conteúdo entregue estará posteriormente disponível em hotsite, no portal Quinto Andar (www.quintoandar.fa7.edu.br ).

Jonathan Silva
3º semestre