ROTEIRO NERD: Um novo jeito para consumir conteúdo em blog

Blog de ex-aluno de Jornalismo da UNI7 tem proposta intuitiva e atrai pessoas no universo digital, principalmente, nas mídias sociais, como Instagram e Facebook

Isabelle Lima, Daniel Costa e Marília Candido fazem parte da equipe do Roteiro Nerd

Filmes, séries, jogos e animes, tudo numa perspectiva mais multimídia e interativa. Pode não parecer, mas estamos falando do blog Roteiro Nerd, que atua desde dezembro de 2016. Idealizado pelo jornalista Daniel Costa, ex-aluno de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (UNI7), o projeto tem como proposta apresentar um conteúdo diferenciado dos modelos “tradicionais”. Ele explica que “quando entramos num blog ou portal de notícia, vemos apenas um texto com poucos recursos multimídia, como vídeo, foto ou infográfico. Isso sempre me incomodou, por isso, decidimos desenvolver algo distinto”. Na maioria das matérias da iniciativa, é possível observar galerias de fotos, vídeos e, até, playlist de músicas no serviço de streaming Spotify, que é criada de acordo com o tema principal da matéria.

Em menos de três meses de existência, o blog já conquistou mais de 4.2 mil seguidores no Instagram e 640 curtidas no Facebook. “No caso do Instagram, temos mais de 50 mil visualizações semanais do conteúdo, alcançando cerca de cinco mil pessoas”, ressalta Costa. Para isso, as mídias sociais compartilham inúmeras informações factuais e curiosidades, além de replicar links de matérias da plataforma. “O blog não tem uma dinâmica de publicar matérias ‘factuais’, ou seja, não somos um portal de notícia nerd. Acabamos, no entanto, fazendo esse papel nas mídias sociais”, afirma Isabelle Lima, social media da iniciativa e estudante de Jornalismo.

Já Marília Candido, editora de conteúdo da plataforma e estudante de Jornalismo, ressalta que o projeto desenvolve matérias mais ricas visualmente e informativas. “Diferente das notícias nerds ‘normais’, procuramos trabalhar um conteúdo personalizado para determinado tema. Na postagem ‘O que esperar do futuro de The Walking Dead?’, por exemplo, disponibilizamos galerias de fotos exclusivas, cedidas pela Fox (produtora da série The Walking Dead), playlist de Spotify, vídeo e conteúdo aprofundado.” Com essa dinâmica, o blog é convidado para participar de cabines de imprensa, onde são feitas as análises de filmes, como Logan e Aliados, e eventos nerd/geek, como o Sana.

Ao todo, o Roteiro Nerd conta com dez colaboradores, sendo cinco jornalistas, um designer, uma estudante de Moda, duas universitárias de Jornalismo e um aprendiz de Cinema. “A gente foi chamando alguns amigos que tinham interesse na área nerd e, aos poucos, formamos uma equipe completa, na qual cada um dos integrantes desempenha funções específicas, como editar, fotografar e diagramar”, finaliza Costa.

Tags: