A revista Matéria Prima agora é aberta a todos

Criada como um produto de uma disciplina específica do curso de Jornalismo e passando por evoluções a cada semestre, a revista Matéria Prima surge, na edição de 2013.2, com mais uma grande novidade: a publicação agora é aberta a todos os alunos que se interessarem em ter seus textos divulgados.

Cada nova edição traz uma temática. A diversidade dos sons, os múltiplos olhares sobre o homem e seus grupos e o mundo das profissões, por exemplo, foram as últimas edições.

Matéria PrimaNo dia 4 de setembro, houve uma reunião para a escolha do novo assunto da Matéria Prima. Após uma votação, “famílias” ficou definido como tema para esta nova edição. Confira o texto de apresentação do tema defendido pela professora Edma Góis:

“A ideia é falar sobre as diversas composições que reorganizaram a família brasileira, seja por mudanças econômicas na sociedade ou pela luta por igualdade de direitos. As famílias com cada vez menos filhos (se comparado com décadas passadas, claro), famílias chefiadas por mulheres, por avós pensionistas, famílias com filhos adotados, famílias de casais homossexuais. Os casais que optam por não ter filhos e, portanto, não formam (ou formam?) família. Famílias que resistem ao tradicional modelo ‘de muitos filhos’, as ‘mães de coração’, mulheres que adotam muitas crianças, fazendo delas a sua família.

Penso neste assunto como um tema rico porque, além de propiciar uma série de pautas, o que sustentaria a ideia de ‘revista temática’, também permite que tenhamos matérias com enfoques especializados; economia (gasto médio da família que opta por menos filhos, por exemplo), nacional (as legislações sobre adoção/os casos de adoção por casais gays), cidades (as famílias chefiadas por tios,  avós/os afetos passados de pai pra filho – relação entre avós e netos etc.)”.

Agora é a sua vez. Envie suas sugestões de pauta para o e-mail [email protected] com o assunto da matéria, abordagem e sugestão de fontes até o dia 8 de outubro.

Em breve, mais informações. Participe!

Tags: , , , ,