REVISTA: Jornalista dá dicas sobre textos e processos de produção

Com experiência em diferentes editorias, Marlyana Lima chamou atenção para os desafios da profissão, independentemente da área de atuação

Alunos da disciplina Jornalismo Especializado I, do curso de Jornalismo do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7), receberam a jornalista Marlyana Lima, do Diário do Nordeste, para um bate-papo, na quarta-feira, 31 de maio. Editora da revista Gente e do caderno de Turismo, do DN, ela contou histórias vivenciadas em sua experiência profissional, descreveu os desafios da profissão e ainda deu dicas para quem deseja seguir no jornalismo de revista.

Marlyana descreveu minuciosamente todo o processo de elaboração de pautas em revista (Foto: Ana Márcia Diógenes)

O principal foco da conversa foi o jornalismo de revista, onde a convidada trabalha atualmente. Marlyana descreveu desde o processo da seleção da pauta até o da diagramação, destrinchando cada particularidade e sua diferenciação com o jornalismo impresso tradicional: o que se pode fazer diferente, “como e que novas histórias podem ser contadas para somar conteúdo ao nosso leitor são os principais focos das reuniões de pauta”, disse. A editora também reforçou o trabalho do diretor de arte, que deu um “upgrade” na estrutura da revista, tanto na estética quanto na filosofia das imagens.

Na troca de ideias com os alunos, ressaltou inúmeras vezes que independentemente da área onde o profissional esteja, e cada vez mais, a informação é um dos principais instrumentos para a transformação de uma sociedade. E reforçou a ideia de que o jornalista tem um papel importante no contexto social. “Hoje, os jornais não têm mais o mesmo espaço de antes. Algumas matérias do gênero grande reportagem, por exemplo, ficam muito difíceis de fazer”, comentou, referindo-se à reportagem ‘Soldados da borracha’, da jornalista Ariadne Araújo.

Marlyana Lima é jornalista formada pela Universidade Federal do Ceará e trabalha no Diário do Nordeste desde 1992. Já foi repórter da editoria de Cidade, aonde chegou a ser chefe de reportagem, e responsável pela criação e o crescimento do caderno Zoeira e também para o seu complemento, o Guia do Sabor.

A professora Ana Márcia Diógenes, responsável pela disciplina e por convidar a jornalista, reforçou que é fundamental mostrar a teoria na prática. “O aluno precisa conhecer, ler e ouvir mais experiências de profissionais. É uma interação valiosa”, reconheceu.

Texto: Ítalo Falcão (5º semestre – Jornalismo)

Tags: , , , , , ,