REUSO DA ÁGUA: prática de responsabilidade ambiental do uso doméstico ao comercial

Estudantes cearenses desenvolvem sistema de reuso da água premiado pela Unesco e reconhecido em programa da TV Globo

Manter a vida na terra com qualidade para gerações futuras parece ser um desafio cada vez maior. De acordo com o documentário “Uma Verdade Inconveniente”, roteirizado pelo ex-senador americano Al Gore, e dirigido por Davis Guggenheim, os níveis de CO² em expansão, o derretimento das calotas polares, a mudança na temperatura da terra, secas prolongadas, tufões e furacões cada vez mais intensos são sintomas de um planeta agredido pelo estilo de vida “moderno” dos seres humanos.

No Brasil, a percepção de seca historicamente é ligada à região Nordeste do país, mas com as mudanças climáticas a situação vem se modificando gradativamente. Em 2014, o sudeste brasileiro, principalmente São Paulo, enfrentou um período de escassez hídrica muito forte. Em parte, o problema pode ser atribuído a questões de gestão e/ou politicas, mas é evidente que a falta de chuvas é uma realidade cada vez mais presente não apenas naquela região. O nordeste do Brasil enfrentou em 2013 a pior seca dos últimos 50 anos, de acordo com o relatório “Declaração sobre o Estado do Clima”, divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (WMO).

FOTO: LUKE ADDISON/FLICKR/CREATIVE COMMONS

Atitude para soluções
A solução para o problema da falta de água, não pode ser algo pensado apenas por governos, mas cada pessoa individualmente, cada organização pode, e deve, ser responsável pela preservação da água. Em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri cearense, um trio de estudantes desenvolveu um sistema simples que reutiliza a água oriunda da lavagem de louças e roupas.

A estudante Larissa Brenda explica como funciona a invenção. “O nosso sistema é simples e barato para que qualquer pessoa possa utilizar. Ele tem aproximadamente um metro e trinta de diâmetro, e um plástico impermeabilizante preto no fundo que vai recolher a água residuária, que vem da lavagem de roupa. Tudo fica ali (no fundo), o sol vai aquecer passando por um plástico transparente que serve como tampa e a água aquecida vai evaporar e bater no plástico. Quanto bater na tampa (plástico transparente) vai começar a formar gotinhas que vão pesar e cair no meio, onde tem um balde com funil, coberto por panos pra não deixar a areia passar”.

O sistema foi destaque em reportagens e programas de TV, conquistou inclusive, premiação no Programa Caldeirão do Hulk, da TV Globo. O grupo participou também de diversas feiras e exposições ganhando destaque nacional e internacional participando da Exposição Latino Americana de Ciências ESI-Amlat, em julho de 2014. Também estiveram presentes na FEBRACE/USP, onde conquistaram seis premiações, dentre elas o prêmio Unesco de inovação, segundo lugar geral nas engenharias agrárias e o prêmio Inovação ABRIC.

Confira o vídeo produzido pelo grupo aqui

Responsabilidade empresarial e água
As soluções individuais colaboram e são extremamente necessárias. Mas, existe a necessidade da inserção do poder público e das organizações empresarias na questão. Na Região Metropolitana de Fortaleza, por exemplo, um dos maiores complexos aquáticos do mundo, o Beach Park, também faz o reuso da água e utiliza energia solar para reduzir o consumo.

De acordo com o site do grupo, no parque aquático, todas as piscinas possuem filtros para limpar a água. Além disso, o complexo possui uma estação de tratamento de água usada, que a torna reaproveitável para irrigação das plantas. Essa água sai da estação de tratamento e passa por uma análise técnica, antes de ser reutilizada. No total, cerca de 480m cúbicos de água são reaproveitados diariamente. Toda demanda de água é captada por poços profundos, outorgados pela coordenadoria geral de recursos hídricos (Cogerh)

Outra ação sugerida pela empresa acontece nos quatro Resorts (Acqua Beach Park Resort; Suítes Beach Park Resort; Wellness Beach Park Resort e Oceani Beach Park Resort). Os hóspedes são convidados a contribuir para preservar o meio ambiente usando suas toalhas mais de uma vez e, consequentemente, diminuindo a lavagem desnecessária de uma grande quantidade de peças.

Unindo ações individuais, inovadoras, com políticas empresariais responsáveis, percebe-se que é possível, por meio do reuso e de outras práticas, reduzir e, em breve, sanar parte dos problemas relacionados ao consumo da água, sem privar o ser humano desse bem finito, mas indicando formas responsáveis para seu uso.

Jackson Pereira
7º semestre