REDAÇÃO: Alunos da FA7 conhecem jornal O Povo e ouvem segredos da profissão

Na série de visitas técnicas, os alunos receberam orientações de profissionais jornalistas e blogueiros

Com o jornalista Eliomar de Lima (de amarelo): atuação como blogueiro

Depois da redação do Sistema Verdes Mares, a visita técnica dos estudantes do primeiro semestre do curso de Jornalismo Faculdade 7 de Setembro (FA7) foi ao Grupo de Comunicação O Povo. Acompanhados da professora Ana Márcia Diógenes, titular da disciplina Introdução ao Jornalismo, os alunos conheceram as dependências da redação do jornal e o estúdio da TV O Povo, na quarta-feira, 15.

Ao deixarem o espaço acadêmico, saindo do campo da teoria, os alunos entraram em contato pela primeira vez com o jornalismo na prática. Nas visitas, puderam observar e tirar dúvidas com experientes profissionais jornalismo cearense. Nomes como Eliomar de Lima, colunista e blogueiro, e Demitri Túlio, jornalista vencedor do prêmio Esso em 2014, além de profissionais da arte e da fotografia.

Atentos aos conselhos do premiado repórter Atentos aos conselhos do premiado repórter Demitri Tulio

O grupo de alunos foi recebido pelo diretor institucional do grupo O Povo, Plínio Bortolotti. Coordenador do curso Novos Talentos O Povo, ele conversou e relatou sua trajetória, as dificuldades e os prazeres da profissão durante o bate-papo. Os estudantes seguiram para redação do jornal, para conhecer as atividades e o funcionamento dos núcleos jornalísticos.

No roteiro, eles visitaram os estúdios onde são gravados os programas da rádio CBN e TV O Povo. Programas como o Trem Bala, do jornalista Alan Neto, são apresentados ao vivo, direto do estúdio onde os alunos puderam acompanhar os preparativos, o que acontece e o que se passa antes de um programa entrar no ar.

Ao final da visita, uma certeza: experiência proveitosa, onde se pôde ter uma real noção sobre o trabalho e o empenho que é fazer um jornal e colocar as notícias em circulação. A oportunidade de conhecer o processo jornalístico, desde o repórter que apura as notícias, ao operador de áudio, todos foram ouvidos e observados atentamente com a curiosidade dos futuros jornalistas.

Dyego Viana
1º semestre