Notícias

QUINTO ANDAR VIU O FILME: O quarto de Jack – Vida e tragédia pelos olhos de uma criança

Categoria:

Uni7 Informa

0

Baseado no livro escrito por Emma Donoghue (que também roteirizou a adaptação), “O Quarto de Jack” (2015) conta a história de um menino de 5 anos que vive com sua mãe em um pequeno quarto, totalmente isolados do mundo exterior.

A trama faz uma referência muito clara ao “Mito da Caverna” de Platão, mostrando a visão de alguém que (além do seu confinamento) só conhece imagens vistas em uma tela. Para isso, o diretor Lenny Abrahamson (Frank) trabalha com planos que seguem Jack e sua mãe de forma muito íntima e intensa, passando a sensação de aprisionamento na qual os personagens estão submetidos. Fica, então, a cargo das atuações, conduzir e dar fôlego ao filme.

Cena do filme O Quarto de Jack Foto: Caitlin Cronenberg, A24 Films

Cena do filme O Quarto de Jack Foto: Caitlin Cronenberg, A24 Films

Jacob Tremblay, de apenas 9 anos, entrega uma atuação bem desenvolvida e cativante como Jack. Do momento de seu extremo desconforto em descobrir a verdade sobre o mundo ao seu amadurecimento e percepção do mesmo, Jacob se mostra uma grande promessa para o cinema. Brie Larson (Anjos da Lei), vencedora do Oscar de melhor atriz pelo papel, entrega uma personagem já amadurecida pelas circunstâncias. A atriz consegue balancear bem o sentimento de tristeza pela situação que se encontra com seu filho e de força para conseguir superá-la mesmo depois da libertação dos dois.

O texto a seguir contém revelações sobre o enredo:

Porém, é após esse momento de libertação dos personagens de seu cativeiro que existe receio em abordar de maneira mais profunda o trauma sofrido pelos mesmos. A construção de Jack e sua mãe, após o final de um primeiro ato, brilhantemente desenvolvido pelos dois, sofre um declínio. É o único momento em que a perspectiva inocente de Jack acaba prejudicando o filme, impedindo-o de ir um pouco além.

A última cena, no entanto, consegue resgatar o espírito filosófico do primeiro ato e o filme encontra sua redenção. Quando Jack e sua mãe visitam o quarto pela última vez, o garoto questiona: “Esse é o quarto? Diminuiu?” – trazendo a tona o impacto e estranhamento que um mundo completamente novo causa a um lugar comum e, assim, “O Quarto de Jack” entrega ao público sua mensagem de forma poderosa.

Nota: ★★★★✩ (4/5)

Jordi Cruz
4º semestre – Publicidade e Propaganda

Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.