Notícias

Quinto Andar conversa com o fundador do Sana

Categoria:

Uni7 Informa

1

Igor Macedo fala sobre a repercussão e realização de mais dois eventos paralelos ao Sana a partir de 2014

Igor Macedo, de apenas 24 anos, é fundador do Sana e um dos jovens empresários de maior sucesso no Ceará. (Foto: Arquivo pessoal)

Igor Macedo, de apenas 24 anos, é fundador do Sana e um dos jovens empresários de maior sucesso no Ceará. (Foto: Arquivo pessoal)

Autodeclarado capitalista, ele não tem medo de dizer isso. Diz, ainda, que adora ganhar dinheiro e é fã de Karl Marx, um dos maiores críticos do Capitalismo e defensor do Socialismo na história. Vai entender. Mas não tem nada que entender. Aliás, todo empreendedor deve ter seu diferencial. Isso é um pouco da personalidade do jovem empresário de 24 anos, Igor Macedo, que, com apenas 13, fundou o Sana, um dos maiores eventos da cultura japonesa no Brasil.

Durante a terceira edição do Youth To Business Forum de Fortaleza, que ocorreu no dia 14 de setembro, na Faculdade 7 de Setembro (Fa7), Igor contou com exclusividade para o Quinto Andar as novidades que estão guardadas para o ano que vem, como a realização de mais dois eventos paralelos ao Sana 2014.

Quinto Andar: Você era muito jovem quando idealizou o Sana. Conta para a gente como uma brincadeira de adolescente se tornou em um dos maiores eventos da cultura japonesa no Brasil?

Igor Macedo: Olha, acho que o principal motivo hoje que a gente tem no Sana é essa transcendência de mídia. Quando a gente começou lá em 2001, era só uma brincadeira. Quando foi em 2005, que a gente criou a Fundação Cultural Nipônica Brasileira, já tínhamos outro objetivo: conseguir apoio institucional através de uma instituição para que o evento continuasse, porque a gente gostava daquilo. De trazer para a nossa realidade, os dubladores, o pessoal que cria os desenhos.

QA: Como você avalia a proporção que o Sana tomou?

IM: O evento teve um rumo que foi inesperado, mas hoje é o principal. Quando a gente trouxe os convidados, eles mostraram que eram como a gente. Eram pessoas que não imaginavam que iam trabalhar com isso. A gente viu a abertura de empresas relacionadas à construção digital de gráficas, a gente viu cursos de língua japonesa vindo pra cá. Então, foi uma transcendência de atividades.

QA: Qual a importância do Sana para a economia local?

IM: Hoje, dentro do Sana, a gente tem mais de 2 milhões de reais por evento, vendidos só na área de estandistas. Então, lojas foram abertas. A gente viu que criou-se uma economia, criou-se profissionalização dentro da área de dublagem, animação, desenhos, computação gráfica. E esse é objetivo mais importante, transformar entretenimento em profissão que gere mercado, porque a gente contribui com o Ceará na parte de educação, na parte de geração de renda. Pra gente, isso é o mais importante para o Sana: fazer com que o pessoal do mundo todo goste, que a gente possa trazer para o Brasil, trazer para o Ceará, e fazer com que isso gere algo na pessoa que não seja só um entretenimento, que faça com que a pessoa possa melhorar a vida dela, porque a maioria do nosso público hoje é classe C e D, A e B é o mínimo. Então, a gente pode fazer algo a mais do que só um entretenimento para a pessoa, eu acredito que esse é o ponto principal do Sana hoje.

QA: Quais as novidades que os fãs do Sana vão ter no ano que vem?

IM: A gente tem o Sana Fest nos dias um e dois de fevereiro do ano que vem, e, em julho, a gente tem o evento principal do Sana. O Sana Fest vai ter dois dias e o Sana principal, três dias. Existem dois eventos que estamos preparando, já estão com locais reservados, já está tudo ‘ok’, mas eu não posso adiantar nada ainda, porque as atrações estão sendo confirmadas, e a gente não quer gerar uma falsa expectativa, mas eu já assinei os contratos. Esses dois eventos novos vão acontecer em momentos diferentes, não vão ser próximos do Sana de julho, mas vão ter temáticas específicas, que a gente viu que deram muito certo no Sana e que merecem eventos solos. Fomos para são Paulo fechar convidados, vamos voltar mês que vem, e a gente vai fazer a divulgação mesmo, final do ano, perto do Natal. A nossa ideia é de ter esses quatro eventos todo ano, e que tenham outros eventos que surjam também com o sucesso desses.

Tags: , , , ,

1 Comentário

  1. Muito bom, um grande exemplo de empreendedorismo jovem e de valorização da cultura nipônica. ótimo saber que ocorrerão mais dois novos eventos ao ano, pelo tom da conversa e pelo que tenho visto nos últimos eventos deve ser algo relacionado ao K-pop, as apresentações e competições do SANA vêm se tornando cada vez maiores e melhores, numa proporção imensa. Além de com certeza Fortaleza ter os melhores grupos que já assisti.

    - Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.