QUALIDADE DE VIDA: 1º microparque urbano muda rotina no Manibura

Mesmo com o isolamento social, as alterações implementadas no bairro, como a sinalização em 100 cruzamentos, os prolongamentos de calçadas e os 6 km de ciclofaixas, continuam eficazes

: Rotatória do projeto Novo Lago Jacarey com as ciclofaixas em duas vias [Fotos: Bernardo Barros]

Após seis meses de sua inauguração, em 24 de novembro de 2020, o primeiro microparque urbano de Fortaleza, no bairro Parque Manibura, com praça arborizada, área de lazer e aparelhos de ginástica, encontra-se com boa frequência de público. Os binários implantados, constituídos pela Avenida José Leon e a Rua Vereador Pedro Paulo, e as ruas Caiado de Castro e Júnior Rocha, apresentam eficácia ao diminuírem a movimentação de automóveis na Avenida Washington Soares. Microparques são áreas verdes públicas transformados em pequenos parques urbanos.

A região também conta com uma nova sinalização em 100 cruzamentos com novos semáforos, ciclofaixas em 6 km, lombadas físicas, prolongamento de calçadas, também travessias elevadas para pedestres e rampas de acessibilidade. O propósito é melhorar o tráfego tanto de pessoas como carros no bairro.

Quanto aos binários, com a alteração, a Avenida José Leon tem sentido único seguindo em direção da BR-116, enquanto que a Rua Vereador Pedro Paulo concentra o fluxo no sentido contrário no trecho compreendido entre a Avenida Dr. João Maciel Filho e a Rua Coronel Honório Vieira. O binário das ruas Caiado de Castro e Junior Rocha permite a conexão entre os bairros Cidade dos Funcionários e Jardim das Oliveiras.

Área com os aparelhos de ginástica conectados, ao verde, à praça arborizada

Para Robson Silva Moreira, dono da Revistaria Planeta, na Avenida Viena Weyne, o expediente entre 15h e 17 horas é quando há maior circulação de pessoas. A reforma auxiliou o deslocamento ao melhorar a rotatória, incluir as pistas para corrida, além dos brinquedos que atraem a atenção das crianças. “Trabalho aqui mais pelo movimento. É um canto bom, agradável, mas depois da reforma que eu tô falando, para fazer exercícios, pelo bar, pela praça, esse setor da academia para criança e para o jovem”.

Mesmo com os binários em pleno funcionamento, Bárbara Mota, 32, estudante de psicologia na Universidade de Fortaleza (Unifor), afirma que essa nova implantação ainda gera desconforto. “Principalmente porque ando pela área há mais de 15 anos. Então, para mim ainda é muito confuso o tráfego”. Entretanto, confessa que melhorou substancialmente o engarrafamento quanto a quantidade de acidentes.

A estudante disse, porém, que, graças à reforma, o ambiente ficou mais bonito. Gerou um ar de familiaridade para o local, além da diminuição do intenso fluxo, reestruturação das ruas, melhora na sinalização e mudança das áreas de fluxo dos pedestres.

Espaço com equipamentos lúdicos interligado à praça e área de ginástica

O projeto é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) com a Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) e a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) na esfera do programa Fortaleza Verde.

Texto: Bernardo Barros (5º semestre – Jornalismo/UNI7)

Tags: ,