PUBLICIDADE: Projeto Achados propõe interação entre artistas cearenses

O desafio para músicos e ilustradores era compor uma música com ilustração sobre a cidade de Fortaleza

Alunos apresentaram o projeto e falaram sobre as oportunidades de arte e cultura na cidade (Foto: George Braga)

(Foto: George Braga)

Divulgar o trabalho de artistas locais, promovendo a interação entre dois tipos de arte, musical e visual. Com esta proposta, estudantes do 6º semestre da disciplina Projeto Integrado em Mídia Impressa, do curso de Publicidade da Faculdade 7 de Setembro (FA7), apresentaram o documentário temático “Fortaleza” como parte do Projeto Achados. A apresentação aberta aconteceu na quinta-feira, 5, no atelier de Processos Gráficos.

O cantor João Paulo e as bandas TR Vibe e Distopia Bárbara foram os artistas musicais convidados. Já Bruna Burlamaqui, Luiz Gonzaga e Eliezer Araújo compuseram o time de ilustradores. Todos foram levados a um estúdio musical. O desafio proposto para os músicos era compor uma música sobre a cidade de Fortaleza durante o período de uma hora. Para os ilustradores, com lápis de cor e canetas, a tarefa era criar uma arte, a partir da relação com a cidade e com a música que estava sendo feita.

Karina Lopes, aluna do 6º semestre de Publicidade, uma das realizadoras do projeto, vê como fundamental a exposição do trabalho de artistas independentes que ainda não têm visibilidade no cenário local. “Fortaleza tem muita arte e essa arte não é muito divulgada. E nós, enquanto cidadãos, temos de cuidar da nossa cultura e convencer a todos da importância da arte”, disse a estudante.

O professor da disciplina de Projeto Integrado em Mídia Impressa, Thyago Cabral, citou o engajamento dos alunos e a vontade de fazer um bom trabalho como fatores positivos nesta primeira parte do projeto, que terá sua continuidade na Verificação Final (VF). Cabral ainda acrescentou que o trabalho sobre pressão, em função de resultados, é um aprendizado sobre o mercado de trabalho, tendo em vista que os alunos estão prestes a se formar.

Os organizadores do documentário informaram que, em breve, irão disponibilizar o conteúdo no Youtube. Além disso, divulgarão o conteúdo por meio de pôsteres com QR Code.

Carlos Holanda
3º semestre