PROJETO: Memórias em Cores retrata histórias por meio da arte de rua

• IMG_8458
  • _MG_0012
  • _MG_0015
  • _MG_6489
  • _MG_6500
  • IMG_0034
  • IMG_0045
  • IMG_6491
  • _MG_6503
  • _MG_6556
  • _MG_6560
  • IMG_6678

A proposta é criar uma imagem positiva e mostrar novas perspectivas das comunidades de Fortaleza

O muro do Centro Espírita Aurora Redentora viveu momentos de vitrine criativa. Ele foi o espaço escolhido e recebeu tinta contando histórias de meninos e meninas da comunidade do Dendê. Teve início assim, o Projeto Memórias em Cores, sábado, 27 de maio, uma ideia que nasceu na disciplina Projeto Integrado de Mídia Impressa, do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7). Agora é aguardar quais muros de Fortaleza receberão o colorido de novas narrativas.

Produção dos alunos da disciplina no semestre 2017.1, Memórias em Cores tem como objetivo criar uma imagem positiva e mostrar novas perspectivas das comunidades de Fortaleza. E o meio é a arte urbana, revitalizando fachadas de locais e casas de moradores, a partir das suas próprias histórias.

Na apresentação do projeto, a equipe realizadora ressalta que a “construção da identidade social dos moradores das favelas está intrinsecamente ligada à forma negativa com que essas comunidades estão sendo narradas pela sociedade”. Os criadores entendem que o projeto visa a “construir e enaltecer novas perspectivas nos habitantes da nossa cidade, em relação às favelas, coletando e eternizando histórias por meio da arte de rua”.

A equipe realizadora foi composta por Amanda Paulino, comercial; Amanda Gizelly, planejamento; Guilherme Lopes, diretor de criação; Erikson Nascimento, fotógrafo e videomaker; Bianca Genuca, diretora de arte; Lindemberg Ferreira, redator; Madalena Cavalcante, gerente financeira; Mickaelle Arruda, produção; Matheus Carvalho, atendimento, e Thyago Cabral, na produção e ilustração, que é o professor da disciplina e coordenador do projeto.

Na primeira parte do projeto foi realizada visita à comunidade. Os alunos realizadores conheceram o local e dialogaram com os moradores, colhendo histórias e memórias relacionadas às vivências de cada na região, na perspectiva de ressaltar histórias de cunho positivo e com desfecho feliz.

A partir das histórias colhidas na visita, foram elaborados briefings destinados aos artistas responsáveis pela intervenção. Todos os artistas realizaram os trabalhos em um mesmo dia, com apoio da equipe realizadora. Todas as etapas foram acompanhadas e filmadas para que no final da realização do projeto seja criado um produto, videocassete, com os principais momentos do projeto.

Fotos: Guilherme Lopes (6º semestre – Publicidade)
Bianca Genuca (6º semestre – Publicidade)

Tags: , , , , , ,