Projeto Jardim de Gente faz florescer arte no Bom Jardim

Com apoio do Porto Iracema das Artes e Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), por meio do Centro Cultural do Bom Jardim, o projeto disponibiliza cursos gratuitos para a comunidade

O bairro Bom Jardim, que sempre foi lembrado pelos grandes índices de violência, vem se destacando, dessa vez, pela sua produção artística. Com cerca de 38 mil habitantes, o Bom Jardim abre espaço para a arte florescer em vários projetos existentes na comunidade.

Um desses projetos é o Jardim de Gente, que existe desde 2011, e é promovido pelo Porto Iracema das Artes e Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), por meio do Centro Cultural do Bom Jardim. O projeto é uma ação que visa contribuir com a formação dos jovens e das crianças do bairro, por meio da arte e da cultura.

Alunas do curso de dança do projeto Jardim de Gente. (Foto: Henrique Gonzaga)

O Jardim de Gente disponibiliza para os moradores do Bom Jardim diversos cursos gratuitos de teatro, música, dança, moda, maquiagem, culinária, entre outros. Os jovens e crianças têm aulas com pessoas especializadas em cada área, o que é muito importante para a formação de cada um, como diz a aluna do curso de Formação de Corpo Cênico, Raielly Porto: “esse projeto é de grande importância, pois a gente tem grandes oportunidades de mudar a rotina dos jovens que vivem na periferia, de poder acrescentar algo de grande valor!”.

O Centro Cultural do Bom Jardim foi inaugurado em 2006 e é um espaço de convivência para a difusão de cultura e formação em arte. O Jardim de Gente é uma das ações do CCBJ, mas não se limita às paredes do centro. Os cursos também ocorrem nos bairros que fazem parte do Grande Bom Jardim: Granja Portugal, Granja Lisboa, Canindezinho e Siqueira.

Serviço
+ Informações sobre o Projeto Jardim de Gente https://www.facebook.com/JardimdeGente
+ Informações sobre o Centro Cultural do Bom Jardim www.ccbj.org.br/apresentacao.html

Henrique Gonzaga