Projeto Audiolivro leva literatura para pessoas com deficiência visual

Os alunos da Fa7 fazem a diferença para pessoas com deficiência visual ou baixa visão com a leitura de contos

O Projeto Audiolivro Fa7 é uma iniciativa do curso de Comunicação Social da Faculdade 7 de Setembro que visa à socialização de produções literárias para crianças, jovens e adultos com deficiência visual ou baixa visão. Em dois anos de atividades, o projeto já produziu cinco discos-laboratório, que passaram pela leitura de textos de Clarice Lispector, Airton Monte, Moreira Campos e poetas brasileiros. Para que tudo isso aconteça, é necessário um grande período de preparação.

A equipe do Audiolivro Fa7, que é coordenada pela professora Ana Paula Rabelo, passa um período selecionando textos para que possam ser lidos e transformados em gravações. Os textos selecionados são de escritores brasileiros já renomados e também de alunos da Faculdade, que se dedicam ao ato de escrever. Após a seleção dos textos, a equipe começa a captação e as vozes e a edição das leituras. Na edição, são colocados efeitos para que as pessoas possam realmente sentir a narrativa.

A equipe do Audiolivro Fa7, que é coordenada pela professora Ana Paula Rabelo, passa um período selecionando textos para que possam ser lidos e transformados em gravações. (Foto: Matheus Coutinho)

Com tudo isso pronto, é feito o lançamento do produto final, onde todos os alunos, os professores e a coordenação conhecem o que foi feito. Após o lançamento do produto final, começa a etapa de distribuição dos discos para as entidades que têm parceria com a Faculdade 7 de Setembro, como Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Associação Curumins e Instituto Hélio Góes, da Sociedade de Assistência aos Cegos (SAC). Com essas entidades, são mais de 400 pessoas atingidas.

A edição do Audiolivro Fa7 deste semestre tem como temática as mulheres cearenses. Os contos lidos vão desde autoras, como a escritora Tércia Montenegro, às próprias alunas da Fa7, que têm paixão pela literatura e enviaram seus textos para a equipe.

Com previsão de lançamento para fim de novembro, a edição “Mulheres Cearenses” tem exigido dedicação à equipe que produz os discos. A aluna do 1° semestre de Publicidade e Propaganda, Priscila Rodrigues, uma das monitoras do projeto, diz estar muito feliz em poder participar dessa iniciativa. “Eu me sinto honrada em participar desse projeto, por levar a literatura para pessoas que não enxergam e até mesmo pra quem enxerga. Desta forma, elas podem conhecer melhor os autores brasileiros”.

Para conhecer melhor o projeto Audiolivro Fa7, clique aqui.

Henrique Gonzaga
8º semestre