PROJETO: Água na Peneira apresenta em sete semanas 14 produções inéditas

O casamento da escrita poética e ilustração digital é resultado da parceria entre as estudantes de jornalismo Fátima Belarmino e Neyliana Maia

Assim como o menino que carregava água na peneira, do poeta Manoel de Barros, a estudante de jornalismo Fátima Belarmino encontrou na escrita a oportunidade de externar emoções e reflexões. Ela acredita que os primeiros contatos, ainda na infância, com a escrita poética por meio de poemas de Ruth Rocha, Alphonsus de Guimaraens entre outros contribuíram com sua escrita.

Entre poemas e reflexões o projeto intitulado como Água na Peneira, é uma alusão ao poema inspirador de Barros. Belarmino revela no projeto uma coletânea original produzida em diversos momentos da sua vida. O material transita na atmosfera do autoconhecimento, autocobrança, determinação, desejo, dificuldades, inseguranças, superação e sonhos.

Em parceria com Neyliana Maia, que ainda na infância, munida de lápis e papel, iniciou os primeiros passos com a arte de desenhar. Atualmente, inspirada nas personalidades do segmento da arte digital como a Loish (@loisvb) e o cearense Júlio Cesar (@mz09art), ela define a sua produção como ilustração digital.

Neyliana e Fátima aproveitaram os encontros promovidos pelo ambiente acadêmico e realizaram reuniões para acertar breefing do projeto

Maia confidência que ao receber o convite para integrar o projeto Água na Peneira sentiu-se desafiada e enxergou oportunidade de conhecer novas perspectivas para transmitir elementos abstratos do poema para a ilustração.

Água na Peneira traz 14 produções inéditas dividida em sete semanas. Com início em outubro, mês em que se comemora os aniversários de Belarmino e Maia, e finaliza nas duas primeiras semanas de novembro de 2019.

As estudantes confidenciam a admiração uma pelo trabalho da outra

Texto: Fátima Belarmino (6º semestre – Jornalismo/UNI7)

Fotos: Pedro Saraiva (8º semestre – Jornalismo/UNI7)

Ilustrações: Neyliana Maia (7º semestre – Jornalismo/UNI7)